segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Magic Johnson promove prevenção à Aids entre jovens

O ex-jogador de basquete Earvin "Magic" Johnson chocou o mundo esportivo em 1991, ao anunciar que estava contaminado pelo vírus HIV e por isso deixaria o Los Angeles Lakers, apesar de estar no auge da carreira.
Distante das quadras em que tanto brilhou, Johnson agora assume um novo desafio: conscientizar os jovens sobre a importância do sexo seguro contra a Aids. A mensagem está voltada especialmente para os afro-americanos, que representam 13 por cento da população dos EUA, mas respondem por metade das novas contaminações pelo HIV.
"Estou aqui por causa do que aconteceu comigo, não quero que aconteça com você", disse ele recentemente a estudantes nova-iorquinos, como parte da campanha nacional promovida pela Fundação Magic Johnson e pelo laboratório Abbott.
"Eu não tenho a quem culpar senão a mim mesmo pelo que me aconteceu, porque eu sabia. Sabia que o HIV estava por aí, mas eu estava fazendo sexo desprotegido", afirmou.
Pergunta: Como sua família reagiu ao fato de você contrair o HIV?
Johnson: Minha, esposa, Cookie, estava grávida na época do meu filho EJ. Eu achava que a coisa mais dura que eu teria de fazer alguma vez seria jogar contra Michael Jordan e Larry Bird. Mas a coisa mais dura que eu realmente tive de fazer na vida foi ir para casa e contar à minha esposa que eu tinha HIV. Graças a Deus ela estava bem e o bebê estava bem. Quando eu disse a ela que entenderia se ela quisesse ir embora, ela fez como Mike Tyson e me bateu na cabeça. O melhor foi que ela ficou comigo.
Estou aqui para dizer a vocês que o HIV está por aí à solta. Vocês precisam fazer as decisões e escolhas corretas. Não sou ingênuo de pensar que os jovens nesta sala não fazem sexo. Se fizerem, protejam a si e aos seus parceiros. Mas o sexo mais seguro é não fazer sexo.
Pergunta: Há quem diga que você está curado.
Johnson: Lido com isso há 15 anos, e tomara que continue lidando por mais 30, 40 anos.
Pergunta: Você ainda joga basquete?
Johnson: Ainda vou lá e fico correndo com eles por umas duas horas. E ainda faço minhas coisas para cima deles. Você faz mais estrago quando joga aos 47 anos de idade.
Pergunta: O que mais você faz para se cuidar?
Johnson: Eu me exercito cinco dias por semana. Tomo meu remédio todo dia, como devo fazer, e Cookie cuida para eu comer bem. E aí eu tenho uma atitude positiva a respeito da vida. Quero ficar saudável porque quero levar minha filha pelo corredor (de uma igreja) um dia, e quero que meus dois homenzinhos virem homens, e quero ficar velho com Cookie. Isso me mantém forte.
Pergunta: Que conselho você dá para os estudantes hoje em dia?
Johnson: Não tem nada a ver com a roupa que você usa. Não tem nada a ver com quem você anda. Tem a ver com você cuidar da sua vida. Não deixe que a pressão dos colegas leve você a fazer algo que não devia. Sonhe grande, vá atrás dos seus sonhos. Tudo o que você quer na vida você vai conseguir se tiver uma boa educação.

Por Larry Fine
Da Reuters
Em Nova York
(Estados Unidos)

Sem comentários: