sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Madaíl recusa convite em debate com Rui Santos


Gilberto Madaíl não aceitou o convite para participar, ontem, no ‘Prós e Contras’. O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) alegou compromissos de agenda, mas o crítico de futebol Rui Santos desconfia da argumentação do dirigente.

Ainda não foi desta que Gilberto Madaíl e Rui Santos esgrimiram ideias. O programa de ontem da RTP poderia tê-los frente a frente. Fátima Campos Ferreira bem tentou, mas o líder federativo, que confirmou ao CM o convite para o debate, disse-nos que hoje, muito cedo, parte para a Suíça, onde participa “numa ‘task force’ da FIFA”. Fernando Gomes, membro do Conselho de Administração do FC Porto – Futebol SAD, apesar das diligências da apresentadora junto de Pinto da Costa, acabou por ser outra das ausências de vulto no formato em que participaram outras figuras do futebol indígena.

A apresentadora, quando endereça os convites, costuma informar quais são as outras personalidades que marcam presença no Teatro Armando Cortez, em Lisboa, onde é feito o programa, ou seja, o líder federativo sabia que Rui Santos entraria em cena. Madaíl, contudo, assegura ao nosso jornal que não se pode associar o facto de responder negativamente à RTP à presença do colunista do CM no ‘Prós e Contras’. “Isso não tem nada a ver. Para além de viajar, tenho coisas para tratar ainda hoje [ontem]. E, ao que sei, o debate vai ser em torno das contas do futebol e, em particular, dos clubes”, afirma o presidente da FPF.

Em cima da mesa estava a verdade do jogo, a seriedade das contas e a saúde dos clubes, no fundo a organização do futebol português, que é tutelado pela FPF. Rui Santos, uma das vozes que se ergueu contra o denominado sistema, afirma ao nosso jornal, a propósito da ausência do responsável máximo pelo futebol português, que tem havido “um conjunto de coincidências” quando surge a hipótese de debater com Gilberto Madaíl. “É interessante”, sublinha Santos.

“Talvez não seja por acaso que não nos tenhamos cruzado nos corredores da SIC”, enfatiza o comentador da estação de Carnaxide. Interpelado sobre a hipotética possibilidade de o presidente federativo evitar o confronto com o crítico, o próprio Rui Santos responde sem rodeios: “Às vezes, tenho a sensação de que [Gilberto Madaíl] tem pesadelos comigo, mas não me quero considerar uma pessoa assim tão importante.”

Rui Santos, antigo chefe de Redacção do jornal ‘A Bola’, recorde-se, lançou, recentemente, um livro muito crítico em relação ao panorama futebolístico nacional. Gilberto Madaíl é um dos nomes visados na obra ‘Estádiode Choque’. Até por essa razão o crítico gostava de ter debatido com o presidente da FPF no ‘Prós e Contras’ de ontem.

GOMES 'AFASTADO'

Pinto da Costa inviabilizou a participação de Fernando Gomes, o Conselho de Administração do FC Porto – Futebol, SAD, no ‘Prós e Contras’. O presidente dos dragões terá dito a Fátima Campos Ferreira que o antigo jogador de basquetebol dos portistas não participaria no programa pelo facto de o clube ter um diferendo com a TV pública por causa de um sketch dos Gato Fedorento sobre o líder do campeão nacional de futebol. Gomes, garantem na RTP, estaria disponível para o debate.

VELHOS RIVAIS JUNTOS

BENFICA E SPORTING

Fátima Campos Ferreira bem tentou ter os três grandes no seu programa, mas o presidente do FC Porto não deixou o administrador Fernando Gomes participar no debate, pelo que a visão clubística ficou circunscrita aos velhos rivais: Domingos Soares de Oliveira, pela administração do Benfica SAD, e Miguel Ribeiro Telles, em representação da administração do futebol do Sporting. A estes, além de Rui Santos, juntaram-se José Manuel Meirim, especialista em Direito desportivo, Octávio Machado, treinador de futebol, e o advogado António Marinho Pinto. Luiz Felipe Scolari terá, igualmente, sido convidado para o debate, mas a RTP não nos confirmou tal informação.

FRANCO NA SIC

Filipe Soares Franco concede hoje uma entrevista à SIC Notícias. O formato, a gravar à tarde, irá para o ar no canal do cabo a partir das 23h00 e terá a duração de cerca de 50 minutos. António Cancela, editor de Desporto da estação de Carnaxide, conduzirá a entrevista com o presidente do Sporting.

‘Apito Dourado’, património dos leões, caso João Pinto, a equipa de futebol e Dias da Cunha são temas incontornáveis.
Ricardo Tavares / Filipe António Ferreira

Sem comentários: