quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Más notícias do Orçamento


Sem Comentários...

Post publicado, hoje, em
http://oandarilho.blogspot.comVisite o andarilho
ARTIGO DE JOSÉ SOCRATES, EM 2002
Quando visitamos o sótão e remexemos a arca, encontramos sempre algo com alguma importância – histórica, politica, recordações, etc .
Encontrámos um recorte do Jornal do Fundão ( 1 de Novembro de 2002 - Dia de Todos os Santos), com o artigo, que é oportuno transcrever/lembrar , do deputado JOSÉ SÓCRATES, eleito pelo PS, no círculo de Castelo Branco, com o título


Más notícias do Orçamento

" O Orçamento de Estado para 2003 traz-nos uma mão cheia de más notícias: sobem os impostos, diminui o investimento público, aumenta o desemprego.
Os impostos sobem, desde logo, para as famílias: o IRS vai ficar mais caro em virtude da actualização dos escalões ser apenas de 2%, inferior à inflação esperada.
Mas sobem também para as empresas, já que sobe o instrumento fiscal de pagamento especial por conta, cujo limite superior passa de 300 para 50.000 contos.
Mas se é verdade que os impostos sobem para as famílias e para as empresas, a verdade é também, que descem para os grupos económicos e financeiros, cujos SGPS – sociedades gestoras de participação sociais – passam a estar isentas, de novo, de imposto sobre lucros .
Esta é sem dúvida, a primeira marca que fica deste orçamento: uma profunda imoralidade fiscal. Para que 1500 contribuintes não paguem, há 5.000.000 que vão pagar mais.
Outra má notícia é que este orçamento corta no investimento público. Pela primeira vez nos últimos sete anos diminui o investimento na Educação, na Ciência e na Cultura que têm cortes significativos. Sabendo como o investimento nestes sectores é essencial ao desenvolvimento, como justificar estes cortes?
Mas o mais chocante é que acabou a solidariedade com o interior . O investimento do nosso distrito passa de 148 milhões de euros para 107 milhões de euros: um decréscimo de 28%. Escandaloso. Finalmente o desemprego. Este orçamento prevê uma subida do desemprego para 5,4%. É a confissão de que o emprego deixou de contar. De ser uma prioridade da politica económica.
Aumento de impostos, desinvestimento, desemprego: alguém acredita que este orçamento vai promover a confiança e recupera a economia? "

José Sócrates

NOTA - O sublinhado é da nossa responsabilidade.
Qualquer semelhança, com o escrito em 2002 e a actual situação do País é pura coincidência. De facto, há políticos que têm uma forma peculiar de estar na oposição e ignoram/desconhecem as palavras coerência e responsabilidade.
Quando estão de "um lado", parece que vale TUDO. Depois, como diz Henrique Neto, membro do PS, "quando se conjuga a ignorância com o poder", é o que se vê!!!

Sem comentários: