quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Animais rendem meio milhão à TAP


Minhocas, pintos, peixes, le-ões, cães e gatos são algumas das espécies transportadas pela TAP. Ao todo, em 2006 o transporte de animais vivos rondou as 300 toneladas, um serviço que rendeu à companhia cerca de meio milhão de euros.

Todos os dias a TAP transporta animais vivos, seja como carga seja como acompanhantes dos passageiros, garante fonte da companhia aérea. Os mais comuns são, sem dúvida, os animais de companhia (cães e gatos), mas a empresa também transporta diariamente algumas espécies de animais de criação, como pintainhos. Pontualmente transporta animais de cativeiro entre jardins zoológicos, por exemplo.

As alturas de maior movimento são “os períodos de férias” e as épocas de exposições e concursos internacionais, de acordo com a mesma fonte.

De facto, há quem não se queira separar do seu animal de estimação durante umas férias no estrangeiro mas, dependendo da dimensão e do peso, apenas os mais pequenos podem viajar perto do passageiro, na cabine do avião.

E mesmo assim depende do número de animais já aceites e da “compatibilidade” entre eles.

Mas o preço do transporte pode ser superior ao bilhete de avião do passageiro, sobretudo se for um animal de médio ou grande porte, como algumas raças de cães. É que o custo é calculado com base nas dimensões e não no peso, ao qual há que somar as taxas.

Os animais que não podem ir junto ao seu dono são transportados como bagagem, viajam no porão como carga. Quando assim é as condições são controladas, ou seja, o porão é ventilado, climatizado e pressurizado da mesma forma que a cabine do avião.

Há animais que ficam nervosos, sobretudo com as descolagens e aterragens, pelo que alguns donos ou veterinários dão sedativos para que façam a viagem mais confortáveis. O contentor tem de ser adequado ao tamanho do animal.

Os funcionários verificam sempre se as dimensões são apropriadas ao animal, pois há clientes que optam por contentores demasiado pequenos uma vez que, na maioria dos casos, o custo do transporte depende mais da dimensão do que do peso. Os regulamentos internacionais exigem também espaço livre à volta do animal.

Os funcionários garantem a alimentação durante a viagem, devendo os donos dar indicações sobre a comida e a água necessária. No caso de animais de cativeiro (tigres e leões) terão de ser acompanhados por tratadores. Os animais que são transportados na cabine são entregues aos donos juntamente com a bagagem. Os que são despachados como carga são sujeitos a procedimentos alfandegários.

EXEMPLOS

CÃO DE 30KG

Transportar no porão um cão de 30 quilos para Nova Iorque custa cerca de 700 euros. Este preço inclui o contentor, as várias taxas e o frete

HAMSTER

Levar um hamster para Amsterdão na cabine do avião custa cerca de 56 euros, aos quais se deve acrescentar as taxas normais.

FÊMEAS

A TAP não transporta fêmeas grávidas nem crias com menos de três meses. Regras que visam salvaguardar a integridade física do animal.
Raquel Oliveira

Sem comentários: