sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Um partido – duas cabeças e várias sentenças


O PPD/PSD vive mais uma vez uma batalha interna, já não é a primeira vez quer tal acontece, e normalmente até acaba por sair reforçado desses históricos embates.
Até nos tempos de Sá Carneiro, aconteceram esses verdadeiros duelos internos. Muita gente já se esqueceu que o grande “timoneiro” esteve auto-afastado da liderança do Partido, precisamente por causa dessas temáticas internas.
No entanto, e muito embora depois disso, muitos outros debates internos tenham acontecido, incluindo a famosa jogada palaciana da Figueira da Foz, que deu a oportunidade a Cavaco de se tornar na maior figura do Partido, nunca se tinha verificado uma “chicana” política deste calibre.
Embora a política seja a ciência do possível, em que quase tudo é possível, lamentavelmente desta vez é escandalosa a influencia determinante de figuras que deveriam manter a máxima isenção em todo o processo.
Por exemplo o conhecido “Guilherminho” em vez de fazer a sua missão no Conselho de Jurisdição, andou a engendrar a melhor forma de lançar gasolina nas chamas, para propagar ainda mais o incêndio, ao lembrar-se daquela proposta de abertura para os militantes dos Açores puderem pagar as quotas de “carreirinha”.
A Presidente da Mesa do Congresso, a “Manuelinha” que quer resolver tudo mas afinal não resolve nada, ate pensou em realizar um Conselho Nacional, para apimentar ainda mais as hostes, e por certo possibilitar um confronto corpo a corpo, tipo Tayson contra todos, nessa sessão magna. Em boa hora desistiu dessa sua idéia peregrina.
Agora surge as historias de assinaturas falsas, quotas pagas por encomenda, etc, e ai eu assumo que sou “catedrático” e que qualquer Partido enferma do mesmo problema, ou seja tem um sistema muito mal montado que possibilita todo o tipo de jogadas nessas áreas. Não é necessário ser nenhum Premio Nobel da Economia, ou das Ciências Exatas para conseguir subverter todo o sistema, e digo mais, face ao movimento interno dos Partidos Políticos Portugueses, com o sistema de ajuntamento de apoios, só quem for tapadinho de todo não o vai utilizr quando necessário.
Mudem o sistema, alterem a forma de militância, de cobranças aos militantes, imponham um certo radicalismo n entrada de militantes, ou então libertem o sistema, acabem com as quotas e deixem votar todos os militantes independentemente de contribuírem ou não para o Partido.
Podem perguntar vocês, e muito bem, mas já ganhou eleições internas utilizando os esquemas agora em analise?
E a resposta é simples:
Ganhei eu enquanto dirigente, e ganham todos, pois o PPD/PSD funciona assim, tal como o CDS/PP, os dois exemplos que conheço como a plma das minhas mãos.
Não andam a falar à tantos anos na mudança do funcionamento de todo o sistema político, etc?
O que é que já mudaram?
Rigorosamente nada!!!
Por isso cada um só tem o que merece, e tal como o Sr. Menezes já ganhou eleições com este sistema “mafioso” também o Sr. Mendes já as ganhou, porque será que andam os dois, agora a falar do mesmo?
Porque ambos sabem das “maroscas” um do outro, e portanto sabem que qualquer um pode no mínimo deslize enganar o outro.
Que ninguém tenha pena de nenhum deles, pois estão bem um para o outro!...
Por outro lado, ganhe quem ganhar, não vai passar de um “emplastro” nas eleições de 2009, porque o PPD/PSD esta de tal forma apodrecido que com esta gente nem com um milagre num dia 13 de um mês qualquer do calendário lá vai.
Quem não tem liderança, idéias, projetos, o que quer ir fazer para o governo?
Sombra?
Pra fazer isso mesmo, já lá esta o Sócrates e seu “Muchachos” não é necessário ir arranjar novos e mais Boys.
Aproveitem o tempo para pensar e renovar realmente todo o Sistema, a nível interno nos Partidos, pois essa alteração vai mais tarde cair na Sociedade.
Assim não vão lá

Sem comentários: