quinta-feira, 20 de setembro de 2007

O ZÉ POR ELE PROPRIO...



Neste momento de saida do Chelsea, eu como admirador incondicional da actividade e das capacidades do Zé, desde os seus tempos de ajudante de campo e lavandaria do Paulinho no Sporting, resolvi fazer uma singela homenagem, e publicar algumas frases importantes e que revelam a grande capacidade intelectual, moral e de cidadão do José Mourinho.
Espero que em breve tenha novos objetivos, pois equipas importantes e com largo historial na Europa do futebol, estão interessadas na sua contratação.
Esta vai ser a grande oportunidade de mostrar realmente o seu potencial sem necessitar de estar apoiado em Presidentes que comparam arbitros com serviços de prostitutas, ou dinheiros vindos diretamente de negocios menos claros como a droga e o petroleo, ou mesmo o trafico de seres humanos para trabalharem na mais antiga profissão do mundo.
Neste momento é já publico o interesse na imediata contratação do Zé, de equipas internacionais de bairro como o Carcavelinhos, O Unidos da Falagueira, a Associação Desportiva do Arrebenta Caixotes, o Union Futebol Clube da Arrentela, e o Clube de Tiro dos Amigos da Anabela do Chalana, e ainda o Desportivo e Recreativo do Guarda Abel.
Os maiores exitos, nesta nova fase, é o que se deseja.


Veja agora, como Mourinho é Top 100, e não tem igual, só mesmo o Tino de Rans pode ombrear em termos de escrita, pois em imagem só o Emplastro se consegue comparar, pelo numero aparecimentos nas camaras.


«Arrogante? Sou campeão da Europa e acho que sou especial.»
Junho de 2004


«Se me derem quatro anos, prometo que ganhamos o título»
5 Junho de 2004


«Eu não sou estúpido. Eu quero ganhar jogos com a minha equipa a praticar um bom futebol, mas o mais importante é ganha. Acho que as pessoas deviam perguntar-se por que é que o futebol inglês não tem sucesso no estrangeiro. Por que razão as equipas de Espanha, Itália e Portugal ganham provas da UEFA e as equipa inglesas não? Tudo aqui é fantástico, têm fantásticos jogadores, mas o Manchester foi a última equipa a ganhar alguma coisa em 1999.»
Agosto 2004


«Como dizemos em Portugal, eles (Tottenham) trouxeram o autocarro e estacionaram-no em frente da nossa baliza. Ficaria frustrado se fosse adepto e tivesse pago 50 libras para ver este jogo. Eles caíam como se tivessem morrido aos cinco minutos de cada vez e demoravam mais cinco minutos quando faziam uma substituição.»
Setembro 2004


«Há adeptos que gostam de mim e outros que não gostam de mim. É uma situação normal. Não vamos fazer disso um caso»
Setembro de 2004, depois de ter sido cuspido no Chelsea-F.C. Porto



«É mais difícil em Inglaterra. Nas duas épocas no F.C. Porto, quando ganhámos o campeonato duas vezes, era bastante fácil ganhar a liga. Nas primeiras jornadas, em Portugal, ganhámos vantagem considerável na frente. Quando se lidera o campeonato confortavelmente pode-se rodar jogadores e protegê-los e depois usá-los ao mais alto nível na Liga dos Campeões»
Novembro 2004


«2.500 adeptos do Everton apoiaram mais a sua equipa que os 35/36 mil do Chelsea. Sinto que os nossos adeptos podem dar-nos um pouco mais»
Novembro 2004



«5-4 é um resultado de hóquei, não um resultado de futebol. Num treino de três-contra-três, se o resultado chega a um 5-4 eu mando imediatamente os jogadores para os balneários porque é a prova que não estão a defender bem. Por isso chegar a um resultado desses num jogo de onze-contra-onze é apenas uma desgraça»
Novembro 2004, comentando o resultado do Arsenal-Tottenham


«Parece que eles (Arsenal) têm sempre mais dois ou três dias de descanso para recuperarem. Talvez tenha a ver com o calendário da televisão»
Dezembro 2004



«Não quero falar sobre isso, pois se o fizer talvez tenha de ir à Liga e gastar algum dinheiro que bem podia empregar nas prendas de Natal.»
Dezembro de 2004, sobre o árbitro do jogo com o Arsenal


«O Sir Alex foi mesmo esperto, se assim se pode dizer, ao intervalo, ao colocar alguma pressão no árbitro. Na segunda parte foi apitar e apitar, falta e falta, batota e batota»
Janeiro de 2005, depois do jogo com o ManUtd



«Isto não é nada contra Sir Alex Ferguson. Na quarta-feira, depois do jogo estivemos juntos no meu gabinete a falar e a beber vinho. Infelizmente era uma garrafa de vinho muito mau. Quando for a Old Trafford jogar a segunda mão, no dia do meu aniversário, vou levar uma bela garrafa de vinho português»
Janeiro 2005


«Depois do Chelsea quero trabalhar em Itália. É um futebol que não está a viver um bom momento, mas para um treinador é fantástico, porque é o futebol táctico na sua mais pura realidade. E gostava de treinar a selecção portuguesa. Para muitos a selecção é um trampolim, porque é a maneira de se dar a conhecer ao mundo. Eu não preciso, porque eu sou um treinador do mundo, mas seria a melhor maneira de encerrar da carreira. Gostava de conseguir para Portugal inteiro o que consegui com o Porto»
Janeiro de 2005


«Tudo o que precisamos é de um grupo forte de jogadores e não de uma estrela de Hollywood. Mas que diabo são os galácticos? A imagem deles vem da sua vida social e a fama como jogadores acaba por ser um acréscimo. Desconfio desse tipo de galácticos. A minha dúvida não diz respeito às suas qualidades como futebolistas, mas ao facto de o ambiente que os rodeia poder vir a influenciar as suas exibições. Prefiro jogadores como o Drogba ou o Paulo Ferreira. Tenho um carro caro, mas não faço colecção. Não sou o tipo de pessoa que gosta de ter dez carros»
Janeiro de 2005


«O efeito sobre mim é zero. Não sei de nada. Não quero saber de nada. Não estou preocupado com isso, sou um treinador de futebol e não um advogado.
Fevereiro de 2005, sobre o caso Ashley Cole


«A história de Frank Rijkaard como jogador não pode ser comparada à minha. A história dele é fantástica, a minha é zero. A minha história como treinador não pode ser comparada à de Frank Rijkaard, porque ele tem zero títulos e eu conquistei uma série deles.»
Fevereiro de 2005


«Sou muito mais do Barça do que muitos daqui, pessoas que às vezes querem que perca. Sofri muito nestes anos em que não ganharam títulos.»
Fevereiro 2005


«Rijkaard esteve reunido com o árbitro no seu balneário durante mais de cinco minutos. Sei isto porque os meus adjuntos estavam à porta durante a reunião.
Fevereiro 2005


«Tenho muito respeito pelos adeptos do Liverpool e o sinal de silêncio não foi para eles mas para a comunicação social inglesa. Na minha opinião, fazem tudo para destabilizar o Chelsea. O sinal de silêncio foi para vocês.»
Fevereiro 2005


«A única coisa que é compulsiva em mim, é vir a ser seleccionador português. A minha ideia é trabalhar durante mais 13 anos. Por isso, se dedicar quatro deles à Selecção Nacional, ainda terei nove anos de futebol inglês pela frente.»
Março 2005


«Agora, em Portugal, os adeptos do Benfica e do Sporting gostam muito de mim. Sabem porquê? Porque como me fui embora finalmente têm hipótese de ganhar o campeonato»
Abril 2005


«Disse que era especial porque tinha acabado de ser campeão e cheguei aqui com o ego no topo. Agora? Está ainda maior!»
Abril 2005


«O Liverpool marcou, se assim se pode dizer, porque talvez deva dizer-se que o fiscal-de-linha marcou»
Maio 2005


«Alguns clubes são tratados como demónios, outros são tratados como anjos. Não acho que sejamos tão feios que devamos ser tratados como demónios, nem acho que Arsene Wenger e David Dein sejam tão bonitos que devam ser tratados como anjos».
Julho 2005


«Ele (Ricardo Carvalho) disse que não me compreendia e eu respondi que ele devia ter algum problema e tinha de fazer um teste de QI».
Agosto 2005



«É o Mundo contra o Chelsea. Só estarão pelo Chelsea os meus jogadores, pessoas de Kings Road e de Fulham Road, e 50 mil habitantes da minha terra natal, Setúbal. É o Mundo contra nós.»
Setembro 2005, antes do jogo com o Liverpool para a Champions


«Eles têm tantos penalties durante a época que precisam de fazer qualquer coisa diferente...»
Outubro de 2005, sobre a forma como Pires tentou marcar um penalty



«Um dia, quando perdermos será feriado nacional. Mas estamos preparados para isso.»
Outubro de 2005


«O Wenger tem um problema connosco. Acho que ele é aquilo a que chamam em Inglaterra um «voyeur». É alguém que gosta de observar os outros.»
Outubro 2005


«Em Stamford Bridge temos um ficheiro de citações do senhor Wenger sobre o Chelsea Football Club nos últimos 12 meses. E não é um ficheiro de cinco páginas. É um ficheiro de 120 páginas, por isso a nossa reacção é muito forte»
Novembro 2005


«As selecções nacionais prepararam-se de uma forma tão disparatada que é difícil encontrar um critério em tudo isto. Uma vez mais está instalada a confusão, uma vez mais estou com o coração nas mãos.»
Novembro 2005



«Às vezes vemos pessoas lindas sem cérebro. Outras vemos pessoas feias que são inteligentes, como os cientistas. O nosso relvado é um bocado assim.»
Fevereiro 2006


«Como se diz batota em catalão? O teatro na Catalunha é de muito boa qualidade e este rapaz (Messi) aprendeu muito bem. Aprendeu a representar»
Março 2006



«E como vai ser na terça-feira? Pois...deixem-nos jogar! Sem penalties, sem expulsões! Deixem-nos jogar».
Março 2006, antes do Barcelona


«A melhor maneira de parar Messi é jogar com 11 jogadores»
Março 2006



«Ronald Koeman quebrou o pacto de concentração interna e, em meu entender, numa operação de charme, deu uma comovente entrevista à televisão catalã»
Março 2006, antes do Barcelona-Benfica


«Pressão, para mim, é a gripe das aves. Sinto enorme pressão com o problema na Escócia. Não tem piada e tenho mais medo disso do que de futebol»
Maio 2006



«Dois (penalties) é cem por cento, de certeza. Talvez até um terceiro. Tivemos uma época difícil neste aspecto. Sobrevivemos, mas esta noite foi demais. Acho que é ridículo, por isso só me posso rir. Se precisasse destes pontos acho que era suspenso para sempre»
Maio 2006


«Fiz um erro quando decidi ir ao Brasil. Devia ter ficado por lá mais alguns dias e perder este jogo. Parece que depois de nos sagrarmos campeões é impossível fazer pontos.»
Maio 2006



«Espero não ir [à Alemanha, ver os jogos do Mundial-2006]. O patrão está lá e se ele telefonar a convidar-me é difícil dizer que não. Se eu estiver em Portugal vou ter que ir. Por isso vou para muito longe»
Maio 2006


«Já não quero ganhar a Taça UEFA. Seria fracassar, pois significará que não se esteve bem no campeonato»
Junho 2006


«Olhem para o meu corte de cabelo. Estou preparado para a guerra»
Julho 2006


«Makelele não é um jogador, é um escravo»
Agosto 2006



«Há quatro equipas inglesas na competição e eu não me lembro de ver o Liverpool ganhar o campeonato inglês. O Manchester foi campeão há quatro anos, o Arsenal há três e nós fomos campeões consecutivos nos últimos dois anos. Estamos no segundo pote e isso para mim é uma situação um bocado tonta»
Agosto 2006


O futebol são 90 minutos. Se apertamos a mão, se nos beijamos, acham que isso é importante?»
Agosto 2006, sobre Rafa Benitez



«O lance com o Cech, o contacto, é uma desgraça. Ele tem sorte em estar vivo»,
Outubro 2006


«Vamos começar com uma canção que eu ouvi aos adeptos visitantes em dois jogos consecutivos em casa: «4-0 e ainda não cantam.» Porque é que eles não cantam? Estão sempre quietos. Não fico feliz quando 1500 ou 3000 adeptos do adversário dão mais apoio do que os nossos. Agora está a arrefecer. É Inverno e cantar e mexermo-nos é bom para combater o frio.»
Novembro 2006


«Só gosto de perder contra os meus filhos, não em coisas sérias»
Novembro 2006


«Se olharmos para o fenómeno social e a indústria em que trabalhamos parece-me catastrófico. Estádios vazios e salários em atraso... e nós profissionais, paramos um mês?»
Dezembro 2006, sobre a paragem no campeonato português



«Já não podemos (ir ao mercado). O cobertor é curto, mas não posso comprar um maior porque o supermercado fechou. De qualquer forma, estou contente porque o cobertor é de caxemira. Não é um cobertor qualquer»
Fevereiro 2007


«Ele [Abramovich] não tem de me dar satisfações. Esta é a sua casa. Este é o seu clube. Ele não tem de explicar por que é que não vem cá. Nós trabalhamos para ele; não é ele que trabalha para nós. Quando ele está de regresso à sua casa pode fazer como lhe apetecer»
Fevereiro 2007



«Só há duas maneiras de eu sair do Chelsea. Uma é em Junho de 2010. Termino contrato nessa altura, e se o clube não renovar, é o fim do meu contrato e saio. A segunda maneira é o Chelsea despedir-me, porque não há uma terceira alternativa: aquela em que o treinador decide sair e se vai embora. Nem pensar! Não faria isso aos adeptos do Chelsea.»
Fevereiro 2007


«Sim, acho que sou um grande treinador. Não há muitos que tenham feito o que eu fiz. Não digo que sou o melhor: acho que isso não existe. O que fiz em Portugal foi único. Ninguém fez o que o que eu fiz na história do futebol português, por isso sou o melhor na história do meu país. Acho que é suficiente. Portugal não é o terceiro Mundo. Por isso o que fiz lá é suficientemente bom», Fevereiro 2007

«O Jorge Costa foi inteligente. Tem de continuar o seu trabalho e não ligar a pessoas como o Jaime Pacheco que só tem um neurónio e mesmo esse trabalha mal»
Fevereiro 2007


«Não percebo isso de coser os lábios, por que é que havia de me calar?»,
Março 2007



«No F.C. Porto não tive guerras com ninguém. Bem pelo contrário. Vivemos uma época fantástica. Se a minha saída não foi pacífica, é outra história. Aqui no Chelsea também não tenho guerras com ninguém. Tenho um projecto, que passa por garantir o clube entre os maiores do Mundo em 2010. Estamos em 2007, por isso ainda tenho muitos anos pela frente aqui»
Março 2007


«Às vezes posso dizer asneiras, mas trata-se de palavras que digo 50 vezes durante um jogo. Digo asneiras 10 vezes em cada 15 palavras. Digo asneiras quando a bola bate no poste»
Março 2007



«Adoro o clube e adoro o futebol de Inglaterra. E, já agora, também disse na escola que gostaria de manter as inscrições dos meus filhos»
Abril 2007


«Depois de vermos os dois últimos jogos do Manchester United em casa, ficamos algo apreensivos porque me parece que existe uma regra especial. Uma regra que impede a existência de grandes penalidades contra a equipa deles»
Abril 2007



«Isto nem é um jogo de palavras entre mim e ele (Cristiano Ronaldo). É um jogo onde um miúdo fez algumas declarações onde não demonstrou maturidade nem respeito. Tem talvez a ver com uma infância difícil, sem educação apropriada. Talvez seja uma consequência disso»
Abril 2007


«Só temos 15 jogadores e o Hilário não é mau no meio-campo»
Maio 2007



«Tenho uma boa vida, filhos saudáveis, uma família feliz e muitos amigos. Se amanhã me despedirem fico milionário e tenho outro clube a pretender-me, por isso vou estar pressionado porquê?
Março 2007


«Depois de tudo o que aconteceu esta época, considero-me um bom perdedor»
Maio 2007



«O cão está bem em Portugal. A grande ameaça está longe. Não têm de preocupar-se mais com o crime»
Maio 2007


«Não sei se em 2012 ainda vou estar a trabalhar no futebol inglês, mas espero que sim porque adoro. Se não for no Chelsea, então no Crystal Palace [da segunda divisão] ou em outro qualquer».
Junho 2007



«Do meu ponto de vista, ele (Avram Grant) não deve interferir no meu poder no que concerne ao meu trabalho.
Julho de 2007


«Sem ovos, não há omoletas. No supermercado há ovos de classe 1, 2 e 3 e uns são mais caros e dão melhores omoletas. Quando os ovos de classe 1 estão no Waitrose e não conseguimos lá chegar, temos um problema»
Setembro 2007



CARTA DE DESPEDIDA
Mourinho sai do Chelsea porque se «chegou a um ponto em que a relação entre o clube e José entrou em ruptura», apontam os responsáveis dos blues em carta aberta aos adeptos. Segundo o comunicado divulgado na Chelsea TV, «apesar de, durante muitos meses, terem sido feitas várias tentativas para resolver as divergências existentes» isso não aconteceu e os dirigentes sentiram que a situação «começou a ter impacto no rendimento da equipa», acrescentando que «os resultados recentes suportam esta visão».

Legenda da foto: Mourinho à Portuguesa no seu melhor:
"Fod..... Caral..... Con..... da Prima Futebol Clube...."

Sem comentários: