sexta-feira, 21 de setembro de 2007

A JUVENTUS DE S. PAULO EM DERBY


Neste sábado, às 18h10m, o São Paulo entrará em campo pela terceira vez na semana "jogando em casa". O jogo não será no Morumbi, pois o mando é do Juventus, mas a torcida são-paulina promete invadir o Pacaembu para fazer sua festa e tentar levar o time à liderança da competição.

O Tricolor paulista defende uma invencibilidade de 25 jogos, já o Moleque Travesso tenta sair da zona de rebaixamento e voltar a vencer depois de quatro tropeços consecutivos.

Muricy, misterioso, pensa em poupar alguns de seus jogadores, portanto ainda não revelou qual será o time que entrará em campo.

"Se o jogo fosse no domingo era uma coisa. Mas no sábado é muito em cima. Nosso time correu muito contra o Alianza. Não queremos estourar nenhum jogador. Não é questão de poupar, é ter certeza de que o time que entrar vai correr. Se o jogador estiver inteiro eu colocarei, caso contrário, não".

Rogério Ceni tem uma leve contusão na coxa e é uma das dúvidas de Muricy, o capitão são-paulino jamais marcou contra o time juventino.

Caso o São Paulo vença e o Santos tropece em casa contra o Paulista, no domingo, o Tricolor termina a décima primeira rodada do Paulistão no topo da tabela.

Curiosidade sobre o adversário:

O Clube da Mooca tinha como patronos pai e filho, ambos nascidos na Itália. Um torcia pela Juventus e o outro pela Fiorentina, os dois entraram em um acordo e resolveram homenagear os times italianos. O nome da equipe é uma clara referência à Juventus de Turim, time do pai, e o uniforme do Moleque Travesso é uma homenagem à Fiorentina, time do filho. Na época o uniforme ainda era lilás, com o tempo e algumas mudanças foi escurecendo até chegar ao grená, cor utilizada até os dias de hoje.

Sobre o apelido de Moleque Travesso:

Em 1930 o Clube Atlético Juventus disputou o primeiro campeonato da Divisão Principal de São Paulo. E nesse ano, dia 14 de setembro, o Juventus recebeu o apelido de "Moleque Travesso", criado pelo jornalista esportivo Thomaz Mazzoni, do jornal A Gazeta, após uma surpreendente vitória sobre o Corinthians por 2x1, no estádio de Parque São Jorge. A partir dessa data o "Moleque Travesso" se eternizou como símbolo do C. A. Juventus.


Retrospecto:

O retrospecto é completamente favorável ao São Paulo, apesar da equipe do Juventus ter voltado à elite do futebol Paulista há pouco tempo, antigamente o confronto era bastante comum e hoje as equipes tem uma história de quase 140 jogos.

138 jogos
86 vitórias
27 empates
25 derrotas

Último confronto:

O último confronto entre as duas equipes ocorreu no Paulistão de 2006, no jogo de comemoração do trimundial são-paulino, no dia 25 de janeiro. Em um amistoso antes da partida tivemos a oportunidade única de rever vários craques que participaram de conquistas da "Era Telê". Mas quando a bola rolou a festa acabou, o São Paulo perdeu várias chances de gol e em um contra-ataque no final do segundo tempo, o Juventus foi feliz e fez mais uma de suas travessuras carimbando a faixa de trimundial e ganhando do São Paulo em pleno Morumbi por 1x0.

Ficha Técnica:

JUVENTUS x SÃO PAULO
Local: Pacaembu, em São Paulo (SP)
Horário: 18h10m (de Brasília)
Árbitro: Wilson Luiz Seneme
Auxiliares: Gilberto Corrale e Técio Roberto Thomsom Nogueira

JUVENTUS:
Rafael Fava, Thiago, Maxsandro, Gian e Renato; Naves, Leo Mineiro, Hélder e Manu (Renato); Neto (Beto) e Alberto.
Técnico: Artur Bernardes

SÃO PAULO:
Rogério Ceni (Bosco), Ilsinho (Reasco), André Dias, Alex Silva (Edcarlos) e Jadilson (Júnior); Miranda, Josué (Fredson), Souza e Hugo (Lenilson); Aloísio (Marcel) e Leandro.
Técnico: Muricy Ramalho

Sem comentários: