sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Cientistas descobrem como HIV afecta as células do sistema imunitário


Um grupo de cientistas dos EUA e da África do Sul descobriu como o vírus da Sida afecta células do sistema imunitário que deviam atacar a infecção, revela um estudo publicado na Nature.

Os investigadores do Massachusetts General Hospital, Bóston, EUA, e da University of KwaZulu-Natal, África do Sul, descobriram o mecanismo molecular que torna ineficaz a reacção do vírus, bem como a forma de restaurar as células imunitárias. Esta descoberta poderá ajudar a perceber o facto de o sistema imunitário não conseguir combater o HIV.

Para a realização do estudo agora feito foram recolhidas amostras de sangue de 71 pessoas infectadas com o HIV que ainda não tinham começado os tratamentos com anti-retrovirais, na região de Durban, na África do Sul.

Os cientistas verificaram que o HIV inibe o funcionamento das células T do sistema imunitário, que, em circunstâncias normais, atacariam o vírus. De acordo com os cientistas, em causa estão as células CD8, uma molécula que o vírus usa como porta para as invadir. Quando o HIV se acumula no sangue, as células CD8 começam a produzir em demasia uma molécula receptora, chamada «morte programada 1» (PD1), que se instala na sua superfície e a torna mais fraca e com menor capacidade de produzir produtos químicos, como as citoquinas, que atacam o vírus. Logo, as CD8 deixam de funcionar como sentinelas.

Os autores do estudo concluíram que os anti-retrovirais não conseguem colmatar essa disfunção. Contudo, as células acabaram por ser recuperadas após o uso de anticorpos que bloqueiam a molécula receptora PD1.

Fontes: Público e Imprensa Internacional
MNI-Médicos Na Internet



10 de Novembro de 2006

Sem comentários: