terça-feira, 18 de setembro de 2007

Uma grata oportunidade para se mostrar ao mundo

A mesa redonda sobre Mbanza Congo será uma boa oportunidade para que a antiga capital do Reino do Congo se apresente ao mundo. Marcada este ano por dois acontecimentos de triste memória, nomeadamente a queda do avião da Taag e o enterro de Holden Roberto, Mbanza Congo recebe a partir de amanhã e até sexta-feira especialistas do mundo inteiro, que irão discutir sobre os aspectos relevantes da história da região, antigo baluarte do poderosíssimo Reino do Congo.
Depois de um longo período de letargia e até de abandono, devido ao conflito militar, eis que Mbanza Congo ressurge dos escombros e dá o ar da sua graça, com algumas obras que virão certamente mudar a imagem da cidade. Desde logo, e apenas à espera de ser inaugurado, uma nova e moderna aerogare, com que o executivo de Pedro Sebastião pretende dar as boas vindas aos ilustres visitantes.
Paralisada durante oito meses, devido às obras de restauro de que foi alvo, a nova aerogare do aeroporto municipal de Mbanza Congo apresenta-se com infra-estrutura moderna e equipamentos sofisticados. E isso, ao que apuramos, é apenas o primeiro passo de um ambicioso projecto, por via do qual se pretende recuperar e apetrechar aeródromos e aerogares nos seis municípios.
A recuperação e apetrechamento da aerogare de Mbanza Congo orçaram em 350 mil dólares, que resultaram numa obra que, em termos qualitativos, se situa alguns furos acima do aeródromo do Soyo, tido até há pouco tempo atrás como o melhor da província.
A empreitada, iniciada em Maio de 2006, esteve a cargo da empresa Maeslin e cingiu-se na reestruturação e ampliação da infra-estrutura que comporta duas salas de embarque, uma das quais executiva, com 41 lugares, e outra económica, com 20.
O edifício possui ainda uma sala de desembarque, com 28 assentos, outra de protocolo, gabinete privativo, duas áreas para check-in, com dois e três guichés, respectivamente, além da sala de espera, seis casas de banho, uma zona administrativa e uma outra destinada à reserva das bagagens.
As obras inserem-se num projecto extensivo aos seis municípios da província, no sentido da modernização das aerogares e visando dinamizar o atendimento nos aeródromos locais, de acordo com o director provincial do Plano do Zaire, Francisco Bento.
Entre as obras em curso na cidade, no âmbito do Programa de Investimentos Públicos, estão escolas do I, II e III níveis, bem como residências oficiais para os vice-governadores (2), casas protocolares (2), um complexo residencial para quadros, o clube recreativo e a Piscina Municipal de Mbanza Congo.
A cidade de Mbanza Congo, capital da província do Zaire, foi fundada em 1506 pelo antigo rei do Reino do Congo, Nimi a Lukeni.

Kumuenho da Rosa

Sem comentários: