terça-feira, 18 de setembro de 2007

Especialistas visitam monumentos e sítios de Mbanza Congo

Uma equipa de especialistas está desde ontem em Mbanza Congo, Zaire, para avaliar o actual estado dos monumentos e sítios daquela província. O objectivo da visita, enquadrada entre as actividades de uma Mesa Redonda Internacional sobre Mbanza Congo, é o de procurar bases capazes de darem ao antigo Reino do Congo o título de património mundial.
Entre as actividades previstas para hoje constam uma cerimónia de boas vindas a ser feita através de um ritual tradicional no Kulumbimbi a visita às zonas históricas de Mbanza Congo, ao Museu dos Reis do Congo, ao Lumbu (Palácio do Rei), à Yala Nkuwu (a árvore secular) e ao túmulo de Dona Mpolo.
Segundo os organizadores, as visitas permitirão aos participantes terem uma noção clara dos pressupostos que concedem à Mbanza Congo o valor de património cultural.
Composta por quadros do Ministério da Cultura, do Instituto Nacional do Património Cultural e de outras entidades ligadas à cultura angolana, a comissão organizadora pretende iniciar os trabalhos da Mesa Redonda amanhã a partir das 10 horas.
A ser aberta com um breve relatório da Comisssão organizadora sobre Mbanza Congo, seguido da intervenção de boas vindas do governador da província, Pedro Sebastião, e o discurso de abertura do ministro da Cultura, Boaventura Cardoso.
Durante o acto será igualmente realizada uma sessão de venda da editora Nzila. O ciclo de palestra previsto para os três dias do evento, que encerra sexta-feira, inicia também amanhã com os temas "O Reino do Congo e a arqueologia" e "História geral do Reino do Congo", a serem proferidos pelo professor Emmanuel Esteves e o reverendo Daniel Ntoni Nzinga, respectivamente.

Adriano de Melo

Sem comentários: