sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Como evoluiu a política climática de Bush


(Reuters) - O governo do presidente norte-americano, George W. Bush, recebe na quinta e sexta-feira em Washington uma cúpula das "grandes economias" para debater questões climáticas e energéticas.

A seguir, veja uma cronologia da evolução da política dos Estados Unidos contra o aquecimento global desde 2001.

28.mar.2001 -- Declarando sua oposição ao Protocolo de Kyoto (1997), Bush diz que o tratado contraria os interesses econômicos dos EUA e é injusto por não exigir que grandes países em desenvolvimento, como China e Índia, reduzam suas emissões de gases do efeito estufa -- o que só vale para países desenvolvidos.

11.jun.01 -- Pouco antes de visita à Europa, Bush diz que ainda não se sabe ao certo até que ponto o aquecimento global é provocado por seres humanos, mas promete usar a ciência e a diplomacia para combatê-lo.

15.fev.02 -- Bush apresenta um plano voluntário para desacelerar as emissões dos gases do efeito estufa e anuncia incentivos fiscais para empresas que reduzirem voluntariamente as emissões.

4.jun.02 -- Bush se distancia do relatório enviado à Organização das Nações Unidas (ONU) pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA sobre os efeitos negativos do aquecimento global, dizendo que se tratava apenas de uma especulação "burocrática".

8.out.04 -- Bush, reiterando sua oposição ao Protocolo de Kyoto durante a campanha para sua reeleição, diz que a participação dos EUA "teria custado muitos empregos à América". Para ele, "é um desses negócios em que para ser popular nos salões da Europa você assina um tratado".

21.fev.05 -- Em sua primeira visita à Europa no segundo mandato, Bush repete sua defesa de novas tecnologias contra os efeitos do aquecimento.

6.jul.05 -- Durante visita à Dinamarca, antes de participar da cúpula do Grupo dos Oito (G8) na Escócia, Bush admite pela primeira vez que "um aumento nos gases do efeito estufa causado por humanos está contribuindo com o problema" do aquecimento.

23.jan.07 -- Bush cita o aquecimento global pela primeira vez em seu discurso anual do Estado da União, dizendo que as soluções para o problema dependem de avanços tecnológicos e do uso de combustíveis renováveis, como o etanol.

21.mai.07 -- Em entrevista à Reuters, Bush diz duvidar de que possa haver uma abordagem eficaz à questão climática sem a participação de grandes poluidores como China e Índia.

31.mai.07 -- Bush conclama os 15 maiores poluidores do mundo -- inclusive China e Índia -- a "trabalharem juntos para desenvolver uma meta global de longo prazo para reduzir os gases do efeito estufa". Propõe o final de 2008 como prazo para isso.

6.jun.07 -- Bush aceita considerar um plano europeu que prevê a redução pela metade das emissões mundiais de gases do efeito estufa até 2050. A proposta foi apresentada na cúpula do G8 na Alemanha.

3.ago.07 -- Bush convida União Européia (UE), ONU e 11 países industrializados e em desenvolvimento, inclusive o Brasil, para uma conferência climática nos dias 27 e 28 de setembro em Washington.

(Por Unidade de Referência Editorial de Bangalore)

Sem comentários: