sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Governo de Sócrates nomeou 2373 pessoas


Lisboa - O Governo liderado por José Sócrates já nomeou, pelo menos, 2373 pessoas em dois anos de mandato, avança esta segunda-feira o «Diário de Notícias» (DN), com base numa pesquisa efectuada pelo próprio jornal.

Os números surgiram após uma pesquisa aos despachos dos 54 membros do Executivo que foram publicados em Diário da República desde a tomada de posse, no dia 12 de Março de 2005, até à última sexta-feira e permitem concluir que o actual Governo efectuou 22,8 nomeações por semana ou 4,5 por cada dia útil, sem descontar os feriados.

O número de nomeações deste Executivo está, ainda assim, aquém, das 2804 nomeações efectuadas pelo Governo de Durão Barroso nos dois primeiros anos de mandato, tendo os socialistas recrutaram, em termos globais, nomeado menos 431 pessoas do que os governantes da coligação PSD/PP.

Analisando só as nomeações para os gabinetes, o DN verificou que José Sócrates, os 16 ministros do seu Governo e os 37 secretários de Estado nomearam 1077 pessoas, menos 63 pessoas, já que Durão Barroso e os seus 18 ministros e 34 secretários de Estado tinham «recrutado» 1140 pessoas para os respectivos gabinetes. O «campeão» das nomeações continua a ser, no entanto, o Governo de António Guterres, com um total de 2132 pessoas nomeadas para os gabinetes, acrescenta o jornal.

O DN refere, porém, que este último número não foi obtido através de um levantamento do DN mas de dados divulgados na altura pela Secretaria de Estado da Administração Pública, e cuja metodologia pode ter sido diferente da utilizada pelo jornal na contabilização das nomeações dos Governos liderados por Durão Barroso/Paulo Portas e José Sócrates.

(c) PNN Portuguese News Network

Sem comentários: