terça-feira, 18 de setembro de 2007

No Barreiro – 30 Anos de Poder Local


Homens e mulheres de todos os partidos políticos ao serviço incondicional da comunidade

“Tenho a certeza que a vivência destes 30 anos de Poder Local Democrático fizeram de todos nós pessoas diferentes. Mais tolerantes, mais solidárias, mais intervenientes, mais informadas” – salientou o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, no decorrer da Sessão Evocativa dos 30 anos do Poder Local.

No Auditório Municipal Augusto Cabrita realizou-se a sessão evocativa dos 30 anos do Poder Local, que contou com a presença de cerca de duas centenas de actuais autarcas e ex-autarcas eleitos nos diversos órgãos de freguesia e municipais do concelho do Barreiro.
No decorrer da sessão foi guardado um minuto de silêncio em memória de todos os autarcas que faleceram.

Qualidade de vida estava abaixo do aceitável

O Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto, recordou que o Barreiro de 1974, “era uma terra de grandes referências e tradições de solidariedade, mas com carências de vária ordem, nomeadamente de infraestruturas básicas. O acesso à cultura estava-nos vedado. A liberdade de expressão era inexistente”, acrescentado que “a qualidade de vida das populações estava muito abaixo do aceitável”.
Por outro lado referiu que, entre 1974 e 1976, período em que o concelho foi gerido por uma Comissão Administrativa, esta “colocou todas as suas energias” no desafio de gerir “até às primeiras eleições autárquicas”.

Unidos pelo Poder Local e pelo Barreiro

Carlos Humberto, salientou que em 12 de Dezembro de 1976, foram eleitos os primeiros órgãos autárquicos, desde esse ano passaram trinta anos, de acção de “homens e mulheres de todos os partidos políticos, que muitas vezes, em detrimento da sua carreira profissional” se entregaram “de corpo e alma ao serviço incondicional da comunidade”.
O Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, sublinhou que “esta sessão evocativa é uma homenagem ao Poder Local Democrático, mas, é, também, uma homenagem a todos os que, ao longo dos anos o têm protagonizado, unidos por essa causa e pelo Barreiro”, acrescentando que todos com os seus contributos “produziram profundas e positivas transformações no nosso país”.

Dar o contributo para o futuro do Barreiro

Carlos Humberto recordou e prestou a sua homenagem ao “que já partiram”, autarcas e trabalhadores das autarquias, e salientou o contributo dos trabalhadores da autarquia na construção do Poder Local Democrático.
“Tenho a certeza que a vivência destes 30 anos de Poder Local Democrático fizeram de todos nós pessoas diferentes. Mais tolerantes, mais solidárias, mais intervenientes, mais informadas” – salientou o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, acrescentando que – “tenho, também, a certeza que todos consideramos que valeu a pena, e que vale a pena continuar a dar o nosso contributo para o futuro do Barreiro”.

Democraticidade e gestão colegial

Hélder Madeira, Presidente da Assembleia Municipal do Barreiro, recordou que as vivências do Poder Local foram um tempo de aprendizagem, salientou o contributo da Comissão Administrativa, empossada em 6 de Maio de 1974, evocando os nomes de todos os que construíram este órgão, Presidido por Hélder Fráguas.
Hélder Madeira, que foi o primeiro Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, eleito nas primeiras eleições autárquicas, recordou que a primeira Assembleia Municipal do Barreiro, foi empossada na SDUB “Os Franceses”, no dia 17 de Fevereiro de 1977, tendo sido Eduardo Guerreirinho, o primeiro Presidente da Assembleia Municipal do Barreiro.
Recordou os primeiros Presidentes de Junta de Freguesia, nomeadamente: Joaquim Tomé Maçarico, Presidente da Junta de Freguesia do Barreiro; Fernando Andrade, Presidente da Junta de Freguesia de Santo André; Fernado Lince, Presidente da Junta de Freguesia de Palhais e João Freire, Presidente da Junta de Freguesia do Lavradio.
Hélder Madeira, sublinhou que, actualmente, está a ser exercido o 9º mandato do Poder Local, sublinhando a sua importância, pela democraticidade e gestão colegial, contribuindo para a concretização de importantes “transformações sociais e melhoria da qualidade de vida”.

No final seguiu-se um Concerto com a Banda Municipal do Barreiro, dirigida pelo Maestro José Alberto, e, um convívio que proporcionou o reencontro entre autarcas, de diferentes partidos políticos, que recordaram momentos vividos, ao longo do processo de consolidação e desenvolvimento do Poder Local.


Rostos


19 - 12 - 2006

Sem comentários: