terça-feira, 18 de setembro de 2007

Correia de Campos nega novo imposto para Saúde

Comissão sugere imposto para salvar SNS, Correia de Campos recusa

A comissão nomeada pelo Governo para estudar o modelo de financiamento do Serviço Nacional de Saúde (SNS) propõe a criação de um novo imposto na Saúde para garantir a sobrevivência do sistema, mas o ministro já veio dizer que não.

Um Relatório Intercalar de Progresso da Comissão de Acompanhamento que foi apresentado em Agosto aos ministros da Saúde e das Finanças propõe a criação de um novo imposto na Saúde para garantir a sobrevivência do sistema, e as propostas foram ontem discutidas com assessores dos dois ministérios, segundo o “Diário Económico”.

A comissão propõe ainda a criação de um seguro complementar público voluntário, em que as coberturas adicionais seriam garantidas em troca do pagamento de contribuições, eventualmente ligadas ao rendimento dos beneficiários.

No documento, é proposto o fim de todos os subsistemas de saúde e a actualização das taxas moderadoras e das novas taxas de internamento e cirurgia. Esta actualização deverá corresponder a valores pelo menos iguais à inflação ou mesmo superiores, “no caso de um crescimento muito acelerado dos custos unitários de prestação de cuidados médicos”.

O ministro da Saúde apressou-se, entretanto, a desmentir a notícia, garantindo que "não haverá lugar à criação de novos impostos", em comunicado.

Sem comentários: