domingo, 16 de setembro de 2007

MAIOR SISMO DOS ÚLTIMOS 30 ANOS


Um sismo de 5,8 graus na escala de Richter fez tremer o Algarve esta manhã, com epicentro a Sudoeste de Sagres. Terramoto foi sentido com intensidade máxima V no Barlavento, mas não há vítimas nem danos materiais a registar.
De acordo com um responsável do Departamento de Geofísica do Instituto Infante D. Luís, da Universidade de Lisboa, o sismo teve uma intensidade de 6,0 graus na escala de Richter, com epicentro a 160 quilómetros a sudoeste do Cabo de S. Vicente, em Sagres.
Já a informação avançada por fonte do Instituto de Meteorologia à TSF referiu que o sismo que ocorreu pelas 10h36 teve uma intensidade máxima de 6,2 graus na escala de Richter, embora de acordo com o site do IM o sismo se tenha situado nos 5,8 graus da mesma escala.
O terramoto foi sentido com intensidade máxima V (escala de Mercalli modificada) no Barlavento Algarvio, mas não causou estragos nas construções de média qualidade, de acordo com o Instituto de Meteorologia.
Contactado pelo Observatório do Algarve, o Centro de Comando Operacional do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil, em Faro, informou que para já não há vítimas a registar, nem casos de ocorrências graves.
O sismo foi sentido em todo o Algarve e com bastante intensidade em Faro, inclusive na redacção do Observatório do Algarve. O tremor de terra levou mesmo algumas pessoas a abandonar os edifícios e deslocar-se para a rua, em sobressalto.
De acordo com o Instituto de Meteorologia, o sismo fez-se sentir também em Lisboa e no Alentejo, com intensidade IV na escala de Mercalli modificada.
O último sismo registado no Algarve a 29 de Agosto, teve perto de metade da intensidade: 3,2 graus na escala de Richter. Já anteriormente, a 10 de Agosto, tinha ocorrido um sismo de 4,5 graus, na mesma escala.
Mário Lino 12-02-2007 11:04:00 Observatorio do Algarve

Sem comentários: