domingo, 16 de setembro de 2007

INVESTIGADORES DO PORTO DESENVOLVEM NOVO "detector de mentiras"

Uma universidade privada do Porto está a desenvolver uma plataforma informática para ajudar as polícias a detectar "incongruências emocionais" de pessoas chamadas a depor por suspeita de envolvimento em crimes, disse hoje à Lusa fonte envolvida no projecto.
O desenvolvimento desta espécie de "detector de mentiras", designado Psy7Faces, é da responsabilidade do Laboratório de Expressão Facial da Emoção, da Universidade Fernando Pessoa (FEELab/UFP), e apoia-se no estudo "Expressão Facial: Identificação e Reconhecimento - Estudo Empírico com Portugueses", realizado pela mesma equipa.
Com o Psy7Faces "pretende-se detectar as denominadas incongruências emocionais, por exemplo durante o primeiro interrogatório de qualquer indivíduo que seja suspeito da prática e/ou participação criminosa", disse à Lusa Erico Castro, do Laboratório de Expressão Facial da Emoção, do FEELab/UFP.
De acordo com a fonte, o estudo sobre expressão facial que está na origem do Psy7Faces envolveu 612 portugueses (306 de cada sexo), com idades compreendidas entre os 18 e os 70 anos.
Os resultados obtidos sugerem que é possível perceber melhor, analisando o rosto, as emoções dos homens.
Se a análise dos rostos masculinos for feita por mulheres, obtêm-se resultados "ainda com maior rigor", já que o sistema límbico feminino "é mais sensível à identificação e reconhecimento das emoções", acrescentou o investigador.
Através do julgamento cognitivo dos participantes, a equipa do FEELab/UFP concluiu também que as pessoas dos 25 aos 50 anos expressam mais, através do rosto, os seus estados de alma.
"Nesta faixa etária, os movimentos musculares e ósseos são mais frequente e intensamente exibidos, quer de forma voluntária, quer induzida", descreveu o investigador.
Segundo Erico Castro, "é neste intervalo etário que o confronto com situações propiciadoras de incongruências emocionais é mais frequente e intenso".
Estes resultados confirmam a teoria do "feedback facial", que preconiza que as expressões faciais não só exibem a experiência emocional, como também determinam o modo como se vivem e rotulam as emoções básicas.
O estudo sobre a expressão facial dos portugueses vai ser apresentado na 30ª Conferência Interdisciplinar sobre Sete Dimensões da Emoção, que decorre em 30 de Março e 01 de Abril na Universidade da Califórnia, em Los Angeles, Estados Unidos da América.
A apresentação vai ser efectuada pelo director do FEELab/UFP Freitas-Magalhães, o único psicólogo português que estuda as funções e repercussões do sorriso no desenvolvimento das emoções e das relações interpessoais.
12-02-2007 11:58:00 Observatório do Algarve

Sem comentários: