segunda-feira, 17 de setembro de 2007

VEREADOR E DEPUTADO AO ESTALO AO ESTALO EM PORTIMÃO


Um deputado municipal e um vereador da Câmara de Portimão envolveram-se numa sessão digna de "filme de cowboys" à saída de uma assembleia municipal. Manuel da Luz já reprovou.



O deputado municipal João Caetano, eleito pela coligação Portimão Primeiro (PSD / CDS-PP), apresentou ontem uma queixa na PSP contra o vereador Jaime Dias, eleito pela mesma coligação nas últimas eleições autárquicas, na sequência de uma assembleia municipal que terminou em escaramuças entre os dois.
“Foi uma autêntica confusão. Parecia um filme de cowboys”, confirmou ao Observatório do Algarve um dos elementos presente na sessão, afecto à bancada do PS.
Segundo a mesma fonte, ambos andavam “picados” desde que Jaime Dias abandonou a oposição para ocupar um assento no executivo liderado por Manuel da Luz.
A gota de água aconteceu segunda-feira, na sessão da assembleia municipal, depois de uma intervenção de João Caetano, que se terá referido a Jaime Dias como uma “má contratação de Inverno” para a equipa de Manuel da Luz por se tratar de “um jogador que remata sempre para fora, mesmo quando está na pequena área”.
Jaime Dias, que estava ausente da sessão, compareceu no final dos trabalhos, sendo depois informado do teor da intervenção do deputado da coligação.
“Esperou por mim numa sala contígua ao salão nobre e agrediu-me, já depois da sessão ter acabado”, queixou-se João Caetano, que ainda se submeteu a um raio-x no Hospital do Barlavento Algarvio após a escaramuça.
“Ele [Jaime Dias] tentou dar-me um soco, mas apenas conseguiu arranhar-me o nariz. As coisas só não foram mais longe porque houve pessoas que impediram que isso acontecesse. Nem queira saber os impropérios que me dirigiu”.
O deputado admitiu ainda que, durante a sessão, recorreu a “terminologia futebolística” para descrever a integração de Jaime Dias no executivo municipal, mas garante nunca ter chegado ao insulto.
Versão contrária tem o presidente da Câmara de Portimão, Manuel da Luz, que classificou a intervenção “provocatória” e “com algum achincalhamento do vereador”.
“Não vi as escaramuças, mas esse deputado é conhecido por sofrer de incontinência verbal”, disse o autarca ao Observatório do Algarve.
Manuel da Luz sublinhou, no entanto, que Jaime Dias teve uma atitude “reprovável” e que, por isso, "há uma lição a tirar".
“Tenho de reprovar, pelo facto de lhe ter atribuído pelouros. Este tipo de comportamento é inaceitável”, considerou.
O autarca adiantou que o vereador já lhe apresentou um pedido de desculpas, o que não impediu a convocatória de uma reunião da comissão política concelhia do PS para analisar o caso.
“Não é razoável retirar-lhe os pelouros sobre pressão. Mas já informei o senhor vereador da discussão deste assunto no seio da comissão política e que ele terá de aceitar as consequências”, resumiu.
Apesar da insistência, Jaime Dias manteve-se incontactável.
Pedro Maia

28-02-2007




Comentários
Por joao massapina (02-03-2007 16:57:00)
Quando se abandona um Partido Politico, e se detem cargos politicos electivos, deve sempre ficar-se nos mesmos como independente ou em ultima analise abandonar os mesmos, desrespeitando a suprema vontade do eleitorado. Eu próprio fui Deputado Municipal, e no mandato de 1993 a 1997, passei á condição de independente, mantendo o meu lugar na Assembleia Municipal do Barreiro, por isso mesmo não entendo como se pode mudar de "camisola" só para manter ou conquistar "tachos". Esquece-se com facilidade as promessas eleitorais, e não se cumpre o mandato, só porque se acena com um "tacho". Praticar pugilismo no final de uma reunião, é salutar se for praticado num ringue, agora andar ao "soco", só porque dá na real gana, prova que quando a razão está transtornada, se perde a noção do razoável. A Camara Municipal de Portimão, não merece Vereadores deste calibre. A Federação Portuguesa de Boxe, deve analisar a possibilidade de contratar este novo atleta. Os autarcas em Portugal merecem representantes de outra qualidade...

João Massapina

João Pessoa - Paraiba - Brasil

Sem comentários: