domingo, 16 de setembro de 2007

ROCHAS MOLHADAS EM MARTE


Mais evidências de que água um dia correu solta por Marte. Cientistas nos Estados Unidos analisaram fotos enviadas pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter e concluíram que o precioso líquido (ao menos para os humanos) esteve presente por entre fraturas de formações rochosas.
As imagens foram feitas em Candor Chasma, um dos maiores cânions no sistema Valles Marineris, pelo HiRise (High Resolution Imaging Science Experiment), o nome dado pela Nasa, a agência espacial norte-americana, à câmera a bordo da sonda. As fotos mostram uma paisagem de montes formados por dezenas de camadas de tonalidades diferentes.
Na parte interior das camadas há séries de fraturas lineares envoltas por halos rochosos de tonalidade clara. Em artigo que ganhou a capa da edição de 16 de fevereiro da revista Science, Chris Okubo e Alfred McEwen, do Laboratório Lunar e Planetário da Universidade do Arizona, argumentam que os halos oferecem “clara evidência” de que no passado fluidos correram pela região.
De acordo com os pesquisadores, os fluidos, provavelmente água e talvez dióxido de carbono líquido, eram abundantes nos subterrâneos da região analisada, na parte oeste de Candor Chasma.
As fraturas lineares fotografadas pelo HiRise têm entre centenas e milhares de metros de comprimento. A origem é incerta, mas o estudo aponta que, uma vez formadas, as estruturas forneceram um caminho para reservatórios subterrâneos. Segundo os pesquisadores, o período em que os líquidos estiveram presentes é difícil de estimar, podendo variar de muitos milhões a alguns bilhões de anos.
Análises diretas da composição química, que serão feitas por futuras missões aos Valles Marineris, podem concluir a existência de atividade hidrológica no passado da região, sugerem os autores no estudo.
Mas, enquanto o dia de enviar novos equipamentos ao planeta vermelho não chega, um jipe robotizado, o Opportunity, está explorando as camadas de depósitos expostos na cratera Vitória, pouco abaixo do sul do equador marciano. “Estudos detalhados dos sulcos podem fornecer uma percepção adicional das mecânicas e químicas do fluxo de paleofluidos por rochas sedimentares”, apontam Okubo e McEwen no artigo.
O artigo Fracture-controlled paleo-fluid flow in Candor Chasma, Mars pode ser lido por assinantes da Science em http://www.sciencemag.org./


Revista Science destaca em capa estudo feito a partir de fotos enviadas pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter. Imagens indicariam que um cânion no sistema Valles Marineris já teve muita água (foto: Nasa)

16/02/2007 - Agência FAPESP

Sem comentários: