terça-feira, 18 de setembro de 2007

Leite materno livre do HIV

Pesquisa mostra que método simples elimina vírus e bactérias, mas mantém todos os nutrientes vitais para o bebê
Uma técnica simples consegue matar o vírus HIV no leite materno, de acordo com uma pesquisa feita pela Universidade da Califórnia. O método consiste em esquentar uma jarra de leite materno dentro de uma panela com água sobre uma chama ou um fogão simples – algo que pode ser aplicado nos domicílios de comunidades pobres.
De acordo com Kiersten Israel-Ballard, uma das pesquisadoras, o estudo começou quando mulheres do Zimbábue infectadas com o vírus quiseram saber como poderiam tratar o leite para que seus filhos ficassem a salvo do HIV.
“O vírus pode ser transmitido para o bebê pelo leite materno. Mas as crianças em paises em desenvolvimento, onde a mortalidade infantil já é alta por conta da diarréia ou outras doenças, não podem perder os anticorpos que o mesmo leite traz, por isso precisávamos encontrar um modo de matar o vírus”, explicou a pesquisadora.O estudo indica que o método elimina o vírus e as bactérias enquanto retém a maioria das propriedades nutricionais e antimicrobiais do leite, assim como a maioria dos seus anticorpos.
por Felipe Marra Mendonça

Sem comentários: