domingo, 16 de setembro de 2007

(IN)EXITO DA POLITICA PS - DESEMPREGO

Taxa de desemprego cresce para 8,2% no quarto trimestre
A taxa de desemprego aumentou para os 8,2% no quarto trimestre, num período em que a população desempregada ascendeu aos 458,6 mil indivíduos, de acordo com os dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

A taxa de desemprego aumentou para 8,2% no quarto trimestre, num período em que a população desempregada ascendeu aos 458,6 mil indivíduos, de acordo com os dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística(INE).
A taxa de desemprego hoje revelada representa um aumento de 0,2 pontos percentuais (p.p.) face ao mesmo período de 2005 e de 0,8 p.p. face ao trimestre terminado em Setembro de 2006.
Quanto à população desempregada, o INE revela que no final do quarto trimestre ascendeu a 458,6 mil indivíduos, um aumento de 2,5% face a 2005 e de 9,9% quando comparado com o terceiro trimestre de 2006.
Já o número de empregados aumentou em 0,2% face ao mesmo período de 2005, registando uma queda de 0,9% face ao trimestre anterior.
A taxa de actividade da população activa foi de 62,5% no trimestre em análise, num período em que a taxa de actividade das mulheres foi de 55,9% e dos homens foi de 69,6%.
"Em média, em 2006, a taxa de desemprego foi de 7,7%, o que se traduziu por um acréscimo de 0,1 p.p. face ao ano anterior. A população desempregada situou-se em 427,8 mil indivíduos, tendo aumentado 1,3% em relação ao ano anterior. A população empregada registou um acréscimo anual de 0,7%", revela a mesma fonte.
A contribuir para o aumento do desemprego esteve o acréscimo registado do desemprego de mulheres (11,4 mil), verificando-se também "um aumento do desemprego de indivíduos de todos os grupos etários", revela o INE. Para esta evolução também contribuiu o aumento da procura de novo emprego e a subida em 26,9 mil dos desempregados de longa duração que excedeu a diminuição verificada nos desempregados de curta duração.
Por regiões, destaque para o Norte e o Alentejo, que registaram taxas de desemprego de 9,7% e 9,3%, respectivamente, enquanto as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira verificaram as taxas mais baixas (4% e 5,8%, respectivamente).

- "Sara Antunes" - Publicado 15 Fevereiro 2007

LARE
MAS QUE GAITA!!!!
Depois de 2 anos a baixar a taxa de desemprego, lá subiu ela 10% só num trimestre. Caramba sempre há cada desmancha prazeres! Lá vai o Presidente do INE para a rua por não conseguir dar a volta ao texto (números). Para onde terão ido os 150.000 novos empregos conseguidos(?) nos últimos 2 anos? Há que pedir a resposta ao A. Metello, coitado, que bem se esforça na TVI a fazer contas, mas os números não o ajudam (como não ajudavam o Guterres) e ainda acaba inscrito no desemprego, apesar de aparecer com frequência pelo MEI, para ver se lhe desenrascam um buraquito para se enfiar.

Sem comentários: