segunda-feira, 17 de setembro de 2007

GORILAS TÊM VÍRUS QUE PODE TER ORIGINADO LINHAGEM RARA DE HIV


Descoberta levanta questões sobre a capacidade dos vírus de imunodeficiência de se espalhar entre diferentes espécies


Uma linhagem do vírus da imunodeficiência símia (SIV), que pode ter originado uma variedade rara do HIV entre humanos, foi encontrada em gorilas selvagens, revelou um estudo publicado nesta quarta-feira pela revista “Nature”.
A equipe de Martine Peeters, do Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento, da Universidade de Monpellier, na França, identificou no início deste ano as origens de duas linhagens do HIV -- a do grupo M, causadora da pandemia, a do grupo N, não-pandêmica -- em comunidades isoladas de chimpanzés do sul de Camarões. Uma terceira linhagem, do grupo O, encontrada em algumas pessoas da região, não tinha, até então, uma origem detectada.
Em busca dessa resposta, os cientistas estudaram amostras de fezes de primatas e tiveram uma surpresas: a descoberta de um vírus SIV próximo à linhagem do grupo O do HIV em gorilas.
"Encontrar vírus próximos ao HIV em gorilas levanta questões e especulações sobre a capacidade desses vírus de se espalhar entre espécies”, afirmou Martine Peeters, ao G1. “Também abre uma oportunidade única para o estudo de adaptações do vírus ao hospedeiro e seus efeitos no desenvolvimento da doença”, diz ela.
Como os animais estudados por Peeters se dividiam em localidades muito distantes – alguns chegavam a estar separados por 400 km --, os cientistas acreditam que a doença é endêmica na espécie, assim como é nos chimpanzés.
No entanto, o grupo não acredita que a origem da variedade do grupo O está nos gorilas. “Os chimpanzés podem ter transmitido os vírus do tipo O para os gorilas e para os seres humanos independentemente, ou eles podem ter passado o vírus primeiro para os gorilas, que depois transmitiram para os humanos”, diz Peeters.
Segundo a cientista, serão precisos mais estudos para determinar, com precisão, a prevalência, a distribuição geográfica e a história da infecção dos gorilas pelo SIV, assim como as rotas que levaram essa espécie a adquirir o vírus no ambiente. “Esta última parte é um grande mistério, uma vez que gorilas são herbívoros e os encontros físicos entre gorilas e chimpanzés são raros”, diz ela.

Sem comentários: