domingo, 16 de setembro de 2007

DITADURA ESCONDIDA - Plebiscito pode dar 3º mandato à Lula


Reportagem publicada pelo diário espanhol El País nesta segunda-feira afirma que, antes mesmo de terminar de montar seu gabinete para o segundo mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já vive sob a sombra de um possível terceiro mandato. "Já se fala da possibilidade de que, em 2010, Lula possa concorrer a um terceiro mandato. Conseguiria isso por meio de uma emenda constitucional aprovada em plebiscito popular, ao estilo de Hugo Chávez na Venezuela, sem a necessidade de submeter a decisão à aprovação do Parlamento", diz o texto. Segundo o jornal, a polêmica surgiu após a revelação, pela imprensa brasileira, de um documento do Partido dos Trabalhadores (PT) que sugeria a possibilidade de o presidente da República obter poderes para convocar plebiscitos populares sem passar pelo Parlamento. "Os responsáveis pelo documento negam que estejam pensando na possibilidade de um terceiro mandato para Lula, mas é difícil negar que a porta esteja aberta. E a polêmica, estabelecida", afirma o jornal. O assunto também é tema de uma reportagem do argentino La Nación, que destacou a suposta intenção de Lula de voltar ao poder em 2014, após deixar o cargo em 2010 a um sucessor de confiança. "Para alcançar a meta, Lula quer anular a figura constitucional que permite a reeleição presidencial consecutiva - para evitar que seu sucessor se mantenha no cargo - e aposta em ter sucesso suficiente neste segundo mandato para influenciar sua própria sucessão e ser candidato novamente em 2014", diz a reportagem.
- "Apontamento retirado do El Pais" -
Ao melhor estilo de um Caudilho, o Presidente da Republica Federativa do rasil, Luiz Inacio Lula da Silva, esta a cogitar imitar o seu fiel amigo; Hugo Chaves, e assim tentar um 3º Mandato, ou seja como que uma eternização no poder, à boa maneira do mentor ideologico de ambos, o Prof. Fidel Castro, que já leva largas decadas sentado no trono.
No Brasil tudo pode acontecer, pois um País onde nunca um politico foi verdadeirmente incriminado de nenhum crime, onde se diz quew existe democracia, ms os cidadãos não tem o direito de se abster em eleições ditas livres, e onde a compra de votos é visivel par qualquer observador. Não vai estranhar se Lula se sentar novamente na cadeira do poder em 2014.
Opinião: João Massapina

Sem comentários: