terça-feira, 18 de setembro de 2007

Descoberta "porta molecular do HIV"



A descoberta da "cara escondida" do vírus da Sida, publicada pela revista "Nature", é crucial porque abre caminho à criação de novos fármacos contra a doença (inclusive uma vacina), considera o professor João Gonçalves, do Centro de Patogénese Molecular da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. Para o investigador, em declarações à Lusa, trata-se de um avanço muito importante, que coroa um trabalho de mais de dez anos desenvolvido pela equipa de Peter Kwong, dos National Institutes of Health (NIH) dos EUA.
Essa equipa descobriu o local dentro do vírus da imunodeficiência humana (HIV) que é aberto quando este interage com os receptores CD4 do sistema imunitário, para os infectar e reproduzir-se, abrindo assim a possibilidade de desenvolver moléculas que inibam essa fusão, explicou o investigador português.
"Trata-se de um passo crucial, já que se descobriu a porta de entrada do vírus, aquilo a que se poderá chamar a sua ''''cara escondida'''' ou ''''calcanhar de Aquiles'''', e o mecanismo da entrada do vírus, a nível molecular", afirmou João Gonçalves, que trabalhou na Harvard Medical School, em Boston (Massachusetts) com membros da equipa de Peter Kwong.
Fontes: Lusa e Público
MNI- Médicos Na Internet
16 de Fevereiro de 2007

Sem comentários: