segunda-feira, 17 de setembro de 2007

CÉREBRO EM DESTAQUE


Alguns dos principais especialistas em neurociências no mundo estarão reunidos entre os dias 23 e 25 de fevereiro, no Rio Grande do Norte, para o 2º Simpósio Internacional de Neurociências, promovido pelo Instituto Internacional de Neurociências de Natal (IINN).
O evento, que terá cobertura da Agência FAPESP, tem como proposta apresentar e discutir avanços recentes nas pesquisas sobre o cérebro, desde os níveis molecular e celular até a neurobiologia de sistemas, comportamento ou neuroengenharia.
O simpósio será aberto por Torsten Wiesel, prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina e presidente emérito da Universidade Rockefeller, nos Estados Unidos. Os temas relacionados a diversas dimensões das neurociências estarão em debate em mais de 30 conferências apresentadas por cientistas do Brasil, Chile, Estados Unidos, Suíça, Reino Unido, França, Japão e Israel.
Na sexta-feira (23/2), Mriganka Sur, do Instituto Tecnológico de Massachusetts, nos Estados Unidos, abordará o tema “Plasticidade e dinâmica de redes de neurônios e astrócitos no córtex visual”. Antonio Pereira, da Universidade Federal do Pará, falará sobre “O processamento da informação tátil no hipocampo”.
“Processamento gustativo é rápido, multisensorial e distribuído” é o tema de Sidney Simon, da Universidade Duke, nos Estados Unidos. Gordon Cheng, do Laboratório de Neurociência Computacional ATR, no Japão, discutirá o tema “Robótica humanóide – Perspectivas para a neurociência”.
No sábado, Henry Markram, da Escola Politécnica Federal de Lausanne (Suíça), falará sobre “Engenharia reversa, base de dados e reconstrução de modelos biológos do cérebro de mamíferos”. O tema escolhido por Ivan Izquierdo, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é “Cascatas moleculares diferentes em diferentes locais do cérebro se encarregam da consolidação da memória”. Patrick Aebischer, da Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça, abordará “O papel dos vetores virais para modelagem e tratamento de doenças neurodegenerativas”.
No domingo, Koichi Sameshima, da Universidade de São Paulo, falará sobre o tema “O que a inferência de conectividade pode nos dizer sobre o funcionamento do cérebro”. O norte-americano Rick Lin, do Centro Médico da Universidade do Mississipi, apresentará a palestra “Não mexa com o sistema de serotonina durante o início do desenvolvimento cerebral”.
Mais informações: http://www.natalneuro.org/.


23/02/2007 Agência FAPESP

Sem comentários: