terça-feira, 18 de setembro de 2007

«Caso João Pinto»: Sporting reage


«Caso João Pinto»: Sporting reage a José Veiga com comunicado lido em Alvalade


O Sporting convocou esta segunda-feira uma conferência de imprensa para o Estádio José Alvalade, na qual o director de comunicação dos leões, Miguel Salema Garção, leu um comunicado da SAD em reacção às entrevistas de José Veiga dadas na véspera sobre o chamado «caso João Pinto».
O comunicado reafirma as posições e declarações feitas anteriormente pelos responsáveis leoninos, finda a leitura do qual não houve lugar a interpelações por parte da comunicação social convocada.
Leia na íntegra o comunicado da Sporting, SAD:
«Ontem, domingo, 18 de Fevereiro de 2007, duas estações de televisão, facultaram ao sr. José Veiga tempo nobre para se pronunciar em detalhe não só sobre um processo em segredo de justiça e seus elementos, mas também para continuar a produzir afirmações e argumentos falsos e gravemente lesivos do bom nome e reputação do Sporting Clube de Portugal e da Sporting ¿ Sociedade Desportiva de Futebol, SAD, e da imagem pública dos seus dirigentes.
Por respeito aos sócios do Sporting Clube de Portugal, aos accionistas da Sporting, SAD e à verdade dos factos e sem violar o segredo a que estamos legalmente obrigados, cumpre-nos reafirmar que a documentação relativa à transferência do futebolista João Pinto foi facultada aos investigadores e à justiça, tendo igualmente sido prestados todos os esclarecimentos e informações solicitados pelas autoridades.
O documento ontem invocado pelo sr. José Veiga, foi assinado de boa-fé por dois administradores da Sporting, SAD, e então entregue ao sr. José Veiga, na qualidade de empresário do jogador, e ao próprio João Pinto para aposição da sua assinatura. No referido documento não se fazia qualquer referência a montantes líquidos, ao contrário do falsamente afirmado.
Tal documento nunca foi devolvido em virtude de tanto o empresário do jogador, José Veiga, ter indicado a Goodstone Consulting, Limited como titular dos direitos desportivos do jogador e, consequentemente, beneficiária dos pagamentos acordados. Este facto consta, aliás, de um anterior comunicado da Sporting, SAD, no qual se refere expressamente que o dito documento nunca entrou em vigor.
Apresentar agora um documento que já havia sido exibido na RTP N como uma novidade mais não é do que uma manobra de diversão para confundir a opinião pública. Não foi certamente pelas afirmações dos dirigentes do Sporting que o sr. José Veiga está envolvido neste processo.
As ligações do sr. José Veiga à Goodstone Consulting, Limited são por demais evidentes, sendo ridículas as suas continuadas afirmações de nada ter a ver com aquela empresa, tanto mais que existe abundante documentação, alguma dela publicada em vários órgãos de comunicação social, que prova exactamente o contrário do que afirma.
Aliás, os factos têm vindo a desmentir paulatinamente as afirmações públicas do sr. José Veiga cujo aspecto mais caricato se pode constatar na afirmação inicial de não ter recebido "nem um cêntimo" relativo à transferência, pois tinha actuado apenas e só como amigo do jogador. Aqui, mais uma vez a documentação disponível se encarregou de desmentir o sr. José Veiga, quer em sede da sua verdadeira intervenção neste processo, quer em matéria de comissões.
Chama-se a atenção de alguns comentadores menos informados nestas matérias para o facto dos valores pagos pelos direitos desportivos do jogador João Pinto constarem das contas da Sporting, SAD desde que o jogador foi contratado, tendo sido devidamente auditados sem que da parte dos Revisores Oficiais de Contas tivesse sido feita qualquer reserva ou ênfase.
O Sporting Clube de Portugal e a Sporting ¿ Sociedade Desportiva de Futebol, SAD, reservam-se o direito de reagir pelos meios próprios contra os ataques, insinuações e falsidades que atentem contra o seu bom-nome e a credibilidade dos seus dirigentes.»

Sem comentários: