terça-feira, 18 de setembro de 2007

Time de futebol alemão constrói cemitério para os fãs


Cemitério ficará a poucos metros do estádio.O time Hamburgo já recebeu reservas de 15 torcedores.


Os verdadeiros fãs do futebol permanecem fiéis ao time até o dia da morte, mas isso não é tempo suficiente para admiradores do clube alemão Hamburgo HSV. O clube está construindo um cemitério para os fãs bem ao lado do estádio.

ENQUETE: Você compraria um jazigo no cemitério de seu time de futebol?O último domingo marcou a colocação da pedra fundamental da construção do cemitério que será decorado com um portão de entrada no formato de gol. É o primeiro cemitério dedicado ao futebol da Alemanha e ficará localizado a alguns metros do estádio Nordbank Arena onde o clube disputa as partidas em casa. "Haverá espaço para 300 a 500 sepulturas", disse Christian Reichert, integrante da diretoria administrativa do HSV, à emissora local de TV, a Hamburg 1. Ele contou que já fez quinze reservas de jazigo. "O solicitante mais velho tem 85 anos e o mais novo 27". O cemitério poderá começar a ser usado a partir de 2008.


Os túmulos serão organizados em um semicírculo em três níveis diferentes para lembrar uma arquibancada. O local de 2.500 metros quadrados fica na esquina de um antigo cemitério. Reichert disse que o cemitério está sendo construído em resposta às consultas de alguns dos 50 mil membros do clube sobre se seria possível que suas cinzas fossem espalhadas pelo campo, enterradas no estádio ou que uma urna fosse enterrada no local de cobrança de penalidade máxima. Os fãs do clube Everton Football, da Inglaterra, podem ter suas cinzas enterradas em uma urna ao lado do campo. As leis de sepultamento alemãs não permitem que isso seja feito, mas os fãs dos clubes de futebol daquele país Schalke 04 e Borussia Dortmund podem ser enterrados em urnas em formato de bola de futebol ou caixões pintados com as cores do time. Reichert contou que o único cemitério com temática de futebol de que tem conhecimento ficará na Argentina, cujas obras já foram iniciadas pelo clube Boca Juniors. Segundo ele, a escolha da lápide, talvez no formato do emblema do HSV, ficará a critério dos fãs, mas o uso de cores extravagantes será desaconselhado. Ele disse que imagina flores plantadas em um canteiro no formato do emblema do time e monumentos em pedra construídos em homenagem a famosos jogadores do HSV. O admirador do HSV, Ernst Schmidt, viúvo de 81 anos, contou que pretende reservar um jazigo, embora já tenha acertado tudo para ser enterrado ao lado da esposa. "Vou consultá-los para ver se é possível", disse Schmidt aos repórteres. "Sou fã do HSV há 57 anos. Minha vida é o futebol".

Sem comentários: