terça-feira, 18 de setembro de 2007

HIV tem novo mecanismo para evitar sistema imunológico

O vírus HIV consegue evitar a ativação do sistema imunológico quando interage com as células dendríticas, um tipo de célula de imunização que se encontra habitualmente sob as mucosas e que se encarrega de vigiar a entrada de agentes patogénicos no organismo.
Segundo revela um estudo publicado hoje pela revista científica britânica Nature, a interacção entre o HIV e as dendríticas impede que estas células, que representam 1% do total de linfócitos e desempenham um papel crucial para iniciar a resposta imune, possam activar o sistema imunológico.
Dirigida por Alison Simmons, do Instituto de Medicina Molecular Weatherall, da universidade inglesa de Oxford, a pesquisa avaliou o efeito da interacção entre o HIV e o DG-SIGN, um receptor proteínico que se encontra na superfície das células dendríticas.
Segundo os resultados do estudo, esta interacção não só impede que as células dendríticas possam desenvolver a resposta imune, mas aumenta a possibilidade de propagar o vírus aos próximos linfócitos T.
Os linfócitos são os responsáveis pela resposta imune das células e pelas funções de cooperação para o desenvolvimento de todas as formas de resposta imunológica. Por isso, ao ser infectado pelo HIV, multiplica-se a produção do vírus.
Os resultados deste novo relatório revelam como o HIV consegue evadir a atividade imunológica das células dendríticas e, ao mesmo tempo, amplifica a própria multiplicação do vírus.
13-05-2007

Sem comentários: