domingo, 16 de setembro de 2007

COREIA DO NORTE RECEBE ENERGIA EM TROCA DO FIM DO NUCLEAR

A Coreia do Norte vai receber um milhão de toneladas de petróleo e um milhão de quilowatts em troca do desmantelamento do seu programa nuclear militar, anunciou na segunda-feira a cadeia de televisão americana ABC.
Segundo a ABC, Pyongyang tinha exigido o dobro daquela compensação, antes de concordar com os termos do acordo concluído na noite de segunda para terça-feira em Pequim.
O acordo ficou concluído nas negociações a seis - as duas Coreias, China, EUA, Rússia e Japão - na capital chinesa e vai agora ser submetido à aprovação dos respectivos Governos, disse um responsável sul-coreano.
Em 1994, Washington e Pyongyang tinham assinado um acordo de fornecimento de meio milhão de toneladas de petróleo por ano em troca do congelamento do programa nuclear norte-coreano, recordou a ABC.
O acordo, no entanto, caducou cinco anos depois, quando a Coreia do Norte iniciou um programa de enriquecimento de urânio.
A China difundiu um «texto final» descrevendo os primeiros passos a dar pela Coreia do Norte no desmantelamento do seu programa nuclear e as compensações económicas que receberá em troca, indicou Christopher Hill, o principal negociador norte-americano.
Diário Digital / Lusa
13-02-2007 3:56:00

Sem comentários: