segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Cientistas conseguem extrair genes do HIV de células


Cientistas de Hamburgo e Dresden conseguiram pela primeira vez em laboratório extrair os genes do vírus da Sida de células humanas doentes, com a ajuda de uma «tesoura molecular», e assim obter a sua cura.
«A célula doente reabilita-se», explicou o professor Joachim Hauber, do Instituto Heinrich Pette de Virologia Experimental e Imunologia de Hamburgo. Neste estudo, o centro trabalhou com o Instituto Max Planck de Biologia Celular Molecular, de Dresden.
Num artigo publicado pela revista científica Science, Hauber declara que a equipa «conseguiu tirar o vírus das células».
«Ninguém tinha conseguido fazer isto até agora. A descoberta é um avanço biotecnológico», comentou o investigador.
A «tesoura molecular» utiliza uma enzima para extrair o vírus da célula doente. Trata-se de um avanço revolucionário na luta contra a doença, já que não se limita a deter a actividade viral, mas elimina o HIV e consegue a cura das células doentes.
Para isso utiliza as propriedades de determinadas enzimas, as «recombinases», que, como uma tesoura, são capazes de cortar nas células áreas específicas do ADN e eliminar a herança genética do vírus da Sida.
O método, segundo os cientistas, é relativamente complicado, mas teoricamente executável.
Hauber explica que para transformar a descoberta numa terapia seria preciso obter células embrionárias a partir de uma mostra de sangue do paciente, que seriam de seguida inoculadas com o vírus no laboratório.
Após o tratamento, as células sadias seriam reintroduzidas no paciente, levando a uma regeneração do sistema imunológico e à eliminação do HIV.
Os cientistas alemães sublinharam que um futuro tratamento baseado na «tesoura molecular» seria muito mais barato que o sistema actual de terapia com anti-retrovirais.
29-06-2007

Sem comentários: