terça-feira, 18 de setembro de 2007

Abraço:15 anos de trabalho mas população pouco informada HIV


A associação Abraço comemora hoje 15 anos de existência na luta contra o HIV, pandemia que atinge todas as classes sociais, idades e credos de uma sociedade que, segundo os responsáveis, continua pouco informada sobre este flagelo.
É sob o lema «Abraçar em Português» que a associação lança este mês uma série de iniciativas, como a criação de um novo centro dentário para os doentes.
No final do ano passado estavam notificados em Portugal 30.366 casos de infecção pelo VIH/Sida, de acordo com o Centro de Vigilância Epidemiológica das Doenças Transmissíveis.
«A idade média (das pessoas que procuram a Abraço) ronda os 35 anos, mas há cada vez mais crianças e pessoas da terceira idade vítimas desta problemática», disse à agência Lusa Francisco Ribeiro, director executivo da Abraço, adiantando que não existem dados concretos sobre o número de pessoas infectadas.
Baseado nos contactos feitos pela população junto da associação, Francisco Ribeiro afirma que uma grande parte da sociedade ainda «vive na ignorância».
«Continuam a existir muitos comportamentos de risco», afirmou o responsável, dando como exemplos «meninas que partilham gilletes, calistas que não esterilizam o material, dentistas pouco cuidadosos ou pessoas que partilham escovas de dentes».
Durante o mês de Junho, a Abraço inicia um programa de actividades diversas para assinalar esta data simbólica, com exposições, uma campanha de alerta e prevenção para o VIH/SIDA, acções de angariação de donativos e uma grande marcha de sensibilização.
Até Dezembro, a Abraço vai ainda promover outras acções de intervenção social, na tentativa de reunir a população em torno desta causa.
«O HIV é uma doença transversal, está em todos os círculos sociais, todas as idades, credos e raças», lembrou Francisco Porto Ribeiro.
Criada em Junho de 1992, a Abraço nasceu com o objectivo de apoiar as pessoas diagnosticadas com VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana) e contribuir para a consciencialização e sensibilização da população portuguesa para a SIDA (Síndrome da Imuno Deficiência Adquirida).
Ao longo dos últimos 15 anos, a associação desenvolveu uma forte intervenção social nas áreas da prevenção, formação, cuidados continuados, aconselhamento diverso, acolhimento e integração e formação de crianças e jovens, reclusos e migrantes.
Apesar das acções de prevenção e sensibilização desenvolvidas, nomeadamente, pela Abraço, a nível quantitativo Portugal é um dos países europeus com maior incidência de VIH/SIDA, mesmo ao lado da Ucrânia.
Diário Digital / Lusa
05-06-2007

Sem comentários: