domingo, 12 de outubro de 2008

SERMÃO aos "TUBARÕES"

A C R I S E e os "S Á B I O S"
Q U E nos G O V E R N A M
(A primeira coisa que me desedifica - peixes - é que vos comeis uns aos outros. Não só vos comeis uns aos outros, senão que os grandes comem os pequenos.
Se fora o contrário, menos mal...bastava um grande para muitos pequenos; mas como os grandes comem os pequenos, não bastam cem pequenos, nem mil, para
um só grande. Sermão de Santo António ou dos Peixes, pregado pelo Padre António Vieira em 1654, na capital do Maranhão, aos exploradores dos índios.)

De:JVerdasca
Hoje - como então - há que "pregar" aos "peixes" grandes, aos TUBARÕES que, nos últimos anos, dirigiram os grandes bancos, foram ministros das finanças dos Estados, presidiram aos organismos nacionais e internacionais de controle de capitais, reguladores de bolsas de valores, legisladores de parlamentos, presidentes de FEDs, Banco Central da UE e Banco de Portugal, enfim, a todos quantos "os peixes pequenos" pagam salários escandalosos, acrescidos de cartões de crédito sem limite, carrões com motorista e combustível sem controle, aposentadorias de valor inacreditável, facilidades, mordomias, seguranças e muitas outras gastanças, que humilham e insultam a pobreza, até mesmo a miséria e a fome de quem se mata a trabalhar para os sustentar. É "gente" que se considera importante, inteligente e competente, que até se imagina SALVANDO o MUNDO com sua sabedoria, sua superioridade, sua magia, imaginando-se muito acima dos outros pobres mortais, a quem explora, suga, empobrece!!!.

Onde estavam, e o que fieram nestes últimos anos esses "HOMENS SUPERIORES" pagos a peso de ouro, para, afinal, LEVAREM O MUNDO à FALÊNCIA?
Por onde andaram esses "sábios", e que medidas tomaram, para impedir o "sub-prime", as malandragens, as vigarices, as negociatas, as irresponsabilidades?
Onde está a competência, a inteligência e a decência de toda essa gente, que está levando a HUMANIDADE ao desespero, à falência, ao caos, e muitos à miséria?
Como é possível que os "GRANDES CÉREBROS" da economia, das finanças, da política, NÃO APENAS NÃO TENHAM SIDO PREVIDENTES, mas tenham sido IRRESPONSÁVEIS?
Como devemos olhar de agora em diante governantes, banqueiros, comentadores, dirigentes e outros dementes, que se arrogam infalíveis e superiores, mas NADA FIZERAM, NADA PREVIRAM, NADA ACAUTELARAM, NADA MUDARAM, NADA CORRIGIRAM, mas se FAZEM PAGAR regiamente, recebendo por dia mais que outros por mês?

A atual crise, É UMA CRISE de CONFIANÇA, originada na falta de honradez, na falta de competência, na falta de inteligência, na falta de fiscalização, na falta de cumprimento do DEVER, na falta de DIGNIDADE, na falta de RESPONSABILIDADE - ou nafalta de tudo isso - por parte dos encarregados de fiscalizar, governar e pilotar as BARCAS dos ESTADOS, o CRESCIMENTO ECONÓMICO, as poupanças de quem trabalha, os dinheiros públicos, a produção dos honestos, enfim, o mundo da produção, do trabalho, da economia e das finanças de uma HUMANIDADE sofrida e sofredora, explorada e resignada, discriminada e boa, mas que vai abrindo os olhos e descobrindo os "espertos" sem alma, como aqueles colonos para quem pregava o Padre António Vieira. E, agora, o que fazer com aqueles que causaram tamanho maremoto, tão brutal TSUNAMI, tão violenta tempestade, tão grande desastre? Vamos continuar a pagar AOS MESMOS, a VOTAR nos mesmos, a OUVIR OS MESMOS, a OBEDECER AOS MESMOS?

PREGAVA ainda o Padre António Vieira: "Olhai, peixes, lá do mar para Terra; cuidais que só os tapuias se comem uns aos outros? MUITO MAIOR AÇOUGUE É o de cá, muito mais se comem os brancos...VEDES AQUELE SUBIR E DESCER AS CALÇADAS...TUDO AQUILO É ANDAREM BUSCANDO OS HOMENS VOMO HÃO-DE COMER E se hão-de comer...". ISTO FOI O QUE FIZERAM aqueles que se aposentam muito jóvens de várias instituições, que pulam de uma ESTATAL para outra, recebendo salários milionários, INDEMNIZAÇÕES ASTRONÓMICAS dos BANCOS AGORA SOCORRIDOS COM O DINHEIRO dos CONTRIBUÍNTES, aqueles que promoveram as "BOLHAS" e com elas lucraram SOMAS FABULOSAS, aqueles que ficaram milionários à custa de todos os que perderam, das falências, da CRISE, do DESASTRE MUNDIAL. É claro que vendedores e compradores SE VENDERAM e SE COMPRARAM, a tornar a "BOLA de NEVE" negra de tanta lama. É O MUNDO EM QUE VIVEMOS!!!!!!!!!!!!!
JVerdasca

Sem comentários: