sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Angola devolve fazendas a alemães

Luanda - O incremento por que estão a passar as relações angolano-alemães é devido a uma política condescendente de Angola face a exigências da Alemanha tendo em vista a devolução de fazendas de que cidadãos alemães foram desapropriados a seguir à independência do território.

Os processos de reclamação das fazendas, movidos pelos antigos proprietários alemães (ou herdeiros), vinham deparando com a dificuldade acrescida de algumas delas, em especial as situadas na prov Cuanza-Sul, estarem ocupadas ou serem usufruto de personalidades da elite.

A Alemanha alegou que os seus nacionais residentes no território à época de independência abandonaram Angola por razões de força maior – desordem violenta, que inclusivé provocou mortes. Após a normalização do diferendo, a Alemanha perdoou a dívida de Angola à extinta RDA, abriu uma linha de crédito de USD 900 milhões, a Lufthansa anunciou a inauguração de uma ligação regular e o Deutsche Bank pôs em marcha um processo de instalação em Angola. Africa Monito

NOTA:

Para quando uma atitude do Governo Português?

Fernando Gil

Sem comentários: