sábado, 18 de outubro de 2008

Saddam Hussein financiador do Partido Socialista. O "tesouro de Ali-Baba"

As relações estreitas entre Partido Socialista Português e o Partido Árabe Socialista Baath , de Saddam Hussein. do Iraque.

Rui Mateus , fundador do PS , braço direito de Mário Soares , conta no livro "Contos Proíbidos - História de Um PS Desconhecido" muitos episódios do Partido Socialista.

Por exemplo, um pedido de financiamento do PS a Sadam Hussein , Presidente do Iraque , para o jornal do Partido Socialista "Portugal Hoje", criado para continuar a influência do PS , na sociedade. influência que antes era exercída via jornal "República", mas que foi encerrado.

Conta Rui Mateus :
"Em 1979 e 1981 viriam delegações iraquianas aos III e IV Congressos do PS e, em 1980, Francisco Ramos da Costa acompanhado de Fernando Medeiros do Departamento Internacional seriam recebidos em Bagdad com todas as honras.
Em Julho de 1981 o director do Portugal Hoje participaria numa conferência anti-sionista naquele país. Seria ele que, como resultado dos seus contactos, insistiria para que Mário Soares fosse àquele país. O seu jornal começara a ter dificuldades financeiras e, segundo ele, uma delegação chefiada por Mário Soares podetia em Bagdad encontrar o "tesouro de Ali-Baba".
A Comissão Permanente achou que deveria ser eu e não Mário Soares a ir àquele país que estava em plena guerra com o Irão, à frente de uma missão que integrava o gestor do PS, Menano do Amaral, e o administrador do Portugal Hoje. (... Era portador de uma carta de Mário Soares para Saddam Hussein em que afirmava estar "convencido que a visita de alto nível do Partido Socialista ao Iraque nessa ocasião (iria) fortemente contribuir para um relacionamento mais profundo entre os nossos dois partidos" e esperava que essa visita pudesse "ser seguida por uma outra de alto nível do Partido Árabe Socialista Baath a Portugal e conduzir a uma profunda cooperação entre os nossos dois países e em todas as áreas onde os nossos dois partidos e os nossos dois países possam ter interesses mútuos".
Ficaríamos principescamente hospedados em enormes suites do hotel Melia e no segundo dia teríamos um encontro com o então Primeiro Ministro Tarek Aziz, a quem eu entregaria a carta para o presidente Saddam Hussein."
(...) Evidentemente que a assistência económica ao Portugal Hoje seria colocada por Edmundo Pedro.
Mas esta só seria iniciada, através do embaixador daquele país em Lisboa, após a visíta de uma delegação do partido Baath que Mário Soares receberia na Rua da Emenda no dia 26 de Janeiro de 1982."

Eis uma história curiosa em que o PS recebeu dinheiro de Saddam Hussein, quando já havia centenas de milhares de mortos no Iraque e que depois viria a ter como fim a invasão do Iraque e a condenação à morte de Saddam Hussein por causa de muitos desses mortos.
Dinheiro recebido de um regime que foi considerado pária na comunidade internacional, mas que acabou por ser um peão nos jogos da pólítica internacional.
Iraque fortemente armado pelos EUA, com a colaboração de Portugal e ainda envolveu o processo Irão/Contras da Nicarágua e a destruição do Coronel Oliver North!
Tudo boa gente!

José Maria Martins

Sem comentários: