quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Grande Oriente Lusitano

Resposta ao M.I. Advogado José Maria Marins sobrs Opus Dei e Maçonaria:

Tenho lido com todo o interesse vários e corajosos artigos do ilustre causídico, com os quais até na generalidade tenho concordado, na medida em que eu próprio também escrevo alguns semelhantes no blogue que tenho no "SOL".

Porém, com este, pela generalização que faz, discordo e até me admira que nele o Dr José Martins escreva, quiçá por dustracção, coisas inconcebíveis, como por exemplo que "A Maçonaria tem também muitos maçons entre os seus membros"! Pudera! Queria que tivesse o quê? Passarinhos?...

Antes de mais e usando uma linguagem simples, digo-lhe que, como sucede em quase todas as organizações, existem bons e maus menbros da Opus Dei e bons e maus maçons, tal como existem bons e maus Advogados e por aí fora...

Para além disso, nota-se que, porventura, o Dr. José Martins terá pertencido ao GOL (Grande Oriente Lusitano), que a maioria dos portugueeses julga que é uma organização maçónica, mas não é, pois há muito deixou de ser reconhecida internacionalmente como tal, precisamente pelos "disparates# que fez aquandio da implantação da República e depois e, principalmente, por não respeitar o primeiro dos principais requisitos para ser uma oraganização Maçónica: todos os seus membros têm de ser crentes em Deus e comportarem-se como homens livres, justos e de bons costumes. Dai que só os francese e poco mais ainda reconheçam o GOL.

Infelizmente, a maioria dos membros do GOL são ateus e, pior, fazem aquilo que o ilustre causídico critica no seu texto, violando todos ou quase todos os princípios e valores que a Maçonaria Regular defende e pratica e que constam dos chamadis "Landmarks". Para melhor se esclarecer, sugiro-lhe que consulte o site da GLLP/GLRP, que é a única Maçonaria Portuguesa reconhecida mundialmente e pela sua leitura logo verá que não é uma organização secreta, mas sim discreta, de tal forma que os dedos de uma mão chegam para contar os que desempenharam cargos governativos no país, sendo aliás nela interdito discutir assuntos políticos,mas sim humanitários e de aperfeiçoamento espiritual em direcçção a Deus. Além disso, tem tantos ou mais membros que o GOL e todos eles juram sobre um livro sagrado, em regra a Bíblia, e não sobre a Constituição, como fazem no GOL. Para melhor esclarecer, se quiser, consulte o referido site.

E depois de melhor se esclarecer, escreva então um novo artigo, se quiser, mas não especule nem generalize, investigue e diga a verdade, podendo adiantar-lhe que também entre a Maçonaria Regular existem, infelizmente, alguns maus maçons e daí até a divisão operada, há anos, na chamada "Casa do Sino", onde o Grão-Mestre de então, Nandin de Carvalho, conseguiu manter viva e actuante na sociedade portuguesa oa bons princípios maçónicos, de liberdade, igualdade. fraternidade, solidariedade, generosidade, tolerância e amor a Deus e ao próximo.

Mo Brasil, felizmente, a Maçonatia é bem mais actuante e respeitada do que em Portugal, mas se não erro, creio que também a nossa pode chegar ao nível dos nosso irmãos brasileiros.

Fico-me por aqui, pois até já fui pouco discreto, mas devia este pequeno esclarecimento, que com certeza o Dr. José Martins não vai levar a mal.

Com toda cordialidade,

Jorge da Paz Rodrigues.

Sem comentários: