sexta-feira, 3 de outubro de 2008

M U D A R O P O V O ou DE P O V O (II)

SERMÃO aos ARGENTÁRIOS
.
A presente crise mundial - dita financeira - é uma CRISE MORAL, resultante da FALTA de VERGONHA de alguns banqueiros (não todos), da FALTA de COMPETÊNCIA (e não só)de alguns governantes, e da falta de quase tudo, por parte dos especuladores vendedores, que encontraram nos compradores CÚMPLICES IDIOTAS (alguns desonestos). A especulação imobiliária é prática corrente em todo o mundo, quando os construtores e os intermediários encontram "terreno" propício; no caso concreto dos EEUU, a ESPECULAÇÃO e a falta de HONESTIDADE de vendedores, intermediários, banqueiros e - por vezes - compradores, juntaram-se para, em conjunto, contribuir para a chamada crise do SUB-PRIME, que está abalando o Mundo, como a Guerra Mundial de Hitler, ou o terrorismo fanático de outros desiquilibrados. Além dos EEUU, também a Espanha, a Irlanda e outros países - cujo crescimento era superior aos demais da UE, estão "na pior".

A "coisa" deve ter começado quando vendedores espertos convenceram banqueiros gananciosos a conceder financiamento - por ex. - de um milhão, com hipoteca sobre um imóvel que valia, por exemplo, 500, 600, ou 700 MIL. A diferença (500, 400, 300 mil), era dividida entre AS PARTES, que podiam ser o BANQUEIRO, o CONSTRUTOR, o INTERMEDIÁRIO e, até mesmo, o comprador. Na hora, todos ganhavam, e muito, os banqueiros ainda VENDIAM os créditos a outros "colegas", também eles incompetentes e gananciosos, e a "coisa" continuava a crescer, formando a famosa BOLHA (cheia de vento), que ACABA de ESTOURAR sobre a cabeça do CHAMADO MERCADO mundial. Os vigaristas ficaram com seus lucros, muitos compradores estão inadimplentes, bancos faliram, e, os governos, que DEIXARAM a "COISA" crescer, estão em apuros.

Não podemos atribuir as culpas a governos desta ou daquela cor política, porquanto, constituído por homens VULGARES (os GÊNIOS andam escassos, e os honestos também), qualquer governo pode ter, entre seus membros, homens corruptos, incompetentes, ou, simplesmente, idiotas. Aliás, todos os políticos do mundo querem ser ricos, gerar impostos, manusear altas somas, pagar altos salários (especialmente a familiares e amigos), enfim, ter popularidade, fama, se possível prestígio e, principalmente, muito dinheiro MESMO. Assim, vivem bem, encaminham os filhos, usofruem de tudo quanto a "CIVILIZAÇÃO" lhes pode oferecer, e ainda passam por espertos, fazendo os eleitores de idiotas. Naturalmente, nem todos assim se classificarão.

Assim chegamos ao STATU QUO, altura em que vão ser os CONTRIBUINTES a pagar o "pato", pois é sempre sobre as costas do ZÉ POVINHO que a "CARGA" é colocada, é ele que sempre apanha, é ele que produz, é ele que sustenta certas minorias. Consequência da crise, teremos desemprego, mais fome e miséria, menos assistência na saúde, pior educação...etc., etc., etc., enquanto os causadores da desgraça ALHEIA vão de férias nos seus iates, nos seus aviões, nos seus carrões. Ou o leitor pensa que os dirigentes dos bancos e seguradoras que faliram e ou provocaram a catástrofe vão sofrer punições? Chego ainda a acreditar que muita gente - muita MESMO - está frustrada por não ter também participado de um "NEGOCIOSINHO" desse tipo, sentindo-se mesmo PARVOS, face à ESPERTEZA de toda essa malta!!!

ONDE ESTÁ O POVO??? Sinal dos NOVOS TEMPOS, em que alunos agridem professores, a polícia apanha de bandidos, os filhos "não têm pais".

HÁ QUE MUDAR O POVO, JÁ QUE NÃO É POSSÍVEL MUDAR
de P O VO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Cordialmente, JVerdasca

Sem comentários: