segunda-feira, 24 de março de 2008

PERSONALIDADE

“Personalidade é se assumir e possuir auto-conhecimento”

Você é uma personalidade firme ou uma “Maria vai com as outras?” Ter personalidade não é mostrar qualidades, nem ser sempre do contra. Ter personalidade, é antes de tudo, uma forma de auto-conhecimento. É a gente viver de acordo com as nossas convicções. Hoje, com toda a evolução social que aconteceu, o mundo permite que cada um assuma ser quem é, verdadeiramente. Mas, essa liberdade não é dada à toa. Para alcançar os nossos objetivos devemos ter coragem, auto-conhecimento e capacidade de fazer as perguntas certas. Como: “O que eu sou capaz de fazer?”, “Para onde quero ir?”. Neste processo, não se exige perfeição. Na verdade, as imperfeições são encaradas como desafios a serem superados. São as características individuais que vão nos levar a ser bem sucedidos, ou não. Que vão forjar o nosso caráter, a nossa personalidade.
Será que já nascemos com a personalidade formada? Em grande parte, sim. Em pesquisas realizadas com irmãos gêmeos e crianças adotadas, ficou comprovado que os traços básicos da personalidade são herdados geneticamente. De 35% a 65% dos traços de personalidade são genéticos. O mesmo acontece com a inteligência. Só que o percentual é menor: 50%.
Mas, o meio em que vivemos interfere na nossa formação. A parte da personalidade que não é herdada geneticamente, é fruto do meio que nos rodeia. A cultura em que estamos inseridos, as condições de vida, familiares e exteriores, que condicionam a nossa existência. Ou seja, a personalidade é formada pela soma das nossas experiências.
A idade em que a personalidade se define mudou. Antigamente, acreditava-se que aos 30 anos a personalidade estava formada. Hoje, com as mudanças na sociedade, e quando temos que fazer escolhas cada vez mais complexas, lá pelos 50 anos é que estamos na plenitude. Pois, aos 40 anos estamos tendo que fazer uma profunda reorganização da nossa personalidade e estilo de vida. Tem gente mudando de emprego, casando-se, tendo filhos aos 40 anos. O que exige uma nova organização da vida, em todos os aspetos. Antigamente a vida estava praticamente acabada aos 40 anos. As mulheres estavam velhas. Os homens, esperando a aposentadoria. A expectativa de vida também era bem menor. Não se olhava para o futuro, como hoje, como um tempo de possibilidades e realizações.
Quanto aos tipos de personalidade, estudiosos afirmam que cada pessoa é resultado de seis fatores básicos: estabilidade emocional, nível de introspecção ou extroversão, capacidade de amar e ser amado, consciência, intelecto e abertura ao novo. Cada um destes aspectos está presente na personalidade e é a manifestação de cada um deles, em maior ou menor grau, que vai determinar o estilo de personalidade de cada individuo.
Será que é possível mudar a personalidade? A base se mantém, mas é possível trabalhar a maneira de encarar e processar os acontecimentos. Esse processo é mais fácil com a ajuda de um profissional, que vai trabalhar o racional e o emocional.

‘Epnews’

Sem comentários: