quarta-feira, 12 de março de 2008

ENERGIA VITAL

Para a Medicina Chinesa, todos os seres vivos são dotados de energia vital e o equilíbrio entre a polaridade positiva (yang) e negativa (yin) dessa energia tem influencia direta sobre a saúde. Existem vários fatores que podem alterar o nosso fluxo energético. Se o organismo consegue compensar naturalmente o desequilíbrio, nada acontece. Mas, quando esse mecanismo falha, as doenças podem aparecer. Fique atento ao que pode afetar a sua energia:
- Condições climáticas.
O vento frio, por exemplo, aumenta a polaridade yin. Para reforçar a energia yang, a resposta orgânica pode ser a febre.
- Alimentação:
Os alimentos também são dotados de energia vital e interagem com a nossa própria energia. Pimenta, noz-moscada, gengibre, cebola e cebolinha são alimentos predominantemente yang. E devem ser consumidos com moderação por pessoas muito agitadas, que já tem excesso desse tipo de energia.
- Cigarro, bebida alcoólica, e outras...
Todas as drogas, permitidas ou não, afetam o equilíbrio energético.
- Ferimentos.
Fraturas, cortes e qualquer tipo de acidente contribuem pra desequilibrar a energia vital.
- Estresse.
Preocupação e fadiga mental também têm o poder de alterar a polaridade energética.
- Emoções.
A raiva aumenta o calor, que é yang. Já a tristeza é do tipo yin. Todas as emoções geram algum tipo de reação no nosso padrão energético.
Após saber o que pode afetar a sua energia vital e reconhecer em si mesmo este desequilíbrio, você pode reequilibrar-se através de técnicas e medicações naturais, por excelência. Entre as técnicas eficazes estão a meditação, a quiropraxia, a Biodança, o Reiki, a Bioenergética, a Ioga, entre outros. Se necessitar de medicação opte pelas naturais que além de eficazes, são mais baratas e não provocam dependência.

‘Brígida Brito’

Sem comentários: