segunda-feira, 31 de março de 2008

DOGMATISMO MAIS UMA VEZ...

Ximenes Belo apoia «desenvolvimento» do Tibete

O bispo timorense D. Carlos Ximenes Belo defendeu que se deve «apoiar o desenvolvimento de todos os povos», mas considerou que os Jogos Olímpicos são desporto e «não se deve misturar desporto com política».
Numa curta declaração à Lusa, D. Ximenes Belo afirmou que a questão dos Jogos Olímpicos é da responsabilidade do Comité Olímpico Internacional.
Relativamente à situação no Tibete, o bispo timorense, que recebeu o prémio Nobel da Paz em conjunto com o actual presidente de Timor, Ramos Horta, afirmou que é uma questão muito difícil.
Ximenes Belo observou que a China é um grande país, pelo que as grandes nações é que devem contribuir para ajudar a China a respeitar os direitos humanos no Tibete e «a dialogar com os tibetanos».
Meus Caros
Tal como sempre escutamos nas vozes da Igreja Catolica, sobre situaçoes analogas:
Esta mal, mas porém pode ficar bem... melhorar... tenham fé... esperança...
Mas soluções concretas - Zero
Está com fome? Pois bem aguarde um pouco, olhe para o céu, reze dois Pais Nossos, Quatro Avé Marias, etc... e vai ver que se esquece do buraco no estomago, etc... coisa e tal!
O Bispo de Dili, reconhece que as coisas não estão bem, mas ao mesmo tempo acha que podem ficar bem melhores, de um dia para o outro, desde que a comunidade internacional ajude.
Foi assim que Timor andou anos e anos a enterrar os seus homens, mulheres e crianças, vitimas do absurdo!
Portanto, meu Caro Ximenes, você, como bom trabalhador do “dogmatismo” doutrina religiosa, de que enfermam todas as religiões, e não só a sua; acaba por dar o dito por não dito, uma vez que uma das formas de as grandes e mesmo pequenas Nações do Mundo poderem contribuir de um modo frontal, para ajudar (pressionar) a China a respeitar os direitos humanos, é precisamente, se eles não mudarem rápidamente de comportamento, não comparecer ostensivamente aos Jogos Olimpicos de Pequim, e deixar que fiquem assim a falar para as paredes... ao invez de os ajudar a branquear a sua imagem de Ditadura e País que não respeita minimamente os direitos humanos.
O caso do Tibete, é só uma gota de água, embora grande, em tudo quanto a China despreza em termos de democracia e liberdade, e direitos humanos...

Sem comentários: