sábado, 16 de fevereiro de 2008

MUNDIAL EM PORTUGAL DO SONHO Á REALIDADE...

“Porque será que existe sempre alguém do tipo ‘Velho do Restelo’ a não acreditar que é possível”

Confesso que fui realmente dos cidadãos nascidos na pátria lusa, um mais sépticos sobre a realização do Europeu de Futebol em Portugal, tendo como maior e principal razão dessa minha adição ao clube dos chamados “velhos de Restelo”, o descomunal gasto com a construção e remodelação de estádios de futebol, quando o País tinha naquela época muitas outras prioridades, especialmente em termos de políticas sociais, o que não quer dizer que ainda hoje não as tenha, mas...
Depois fui um dos privilegiados que puderam assistir a alguns jogos, neste caso por acaso dois, a meia final Portugal contra a Holanda no novo estádio José de Alvalade e a final Portugal contra a Grécia no novo Estádio da Luz, e fui mesmo um previligiado que gastou dinheiro para estar na bancada central, pensando nas razões desegurança, que afinal funcionaram em pleno, em qualquer bancada. Reconheço que a organização foi irrepreensível nesse e noutros aspetos.
Reconheço também que infelizmente não torci por nenhuma das seleções presentes nesses jogos, pois a minha eterna paixão pela Squadra Azurra que se ficou por uma modesta presença não me permitiu assistir á idealizada final!
No entanto pude verificar in-loco o enorme esforço desenvolvido tanto pelo País como pelos clubes que decidiram apostar na renovação dos seus estádios, e mudei um pouco a minha modesta opinião uma vez que o fato já estava consumado e nada havia a fazer.
Assim o País em vez de investir na área social decidiu e fez claramente uma aposta na inovação na área desportiva. Agora nada existe que faça a situação ser revertida, e portanto, é como diria o outro: seguir em frente.
Em face disso mesmo, e perante o largo investimento já realizado, o País só tem mesmo é que desfrutar, e aproveitar social e economicamente a situação já criada, pelo que vi com muito interesse a idéia de Gilberto Madail, sobre a organização de um Campeonato do Mundo, o mesmo já não posso dizer da sua patética, redutora e medíocre idéia de; uma organização conjunta de um Campeonato do Mundo com a vizinha Espanha.
Não que tenha pessoalmente nada contra a Espanha, antes pelo contrario, fui durante 4 anos um habitante da pátria de suas Magestades os reis de Castela e Leão, e sempre muito bem tratado. Entendo no entanto que Portugal com as condições criadas para a realização do Europeu de Futebol, devia ter mais ambição, e propor a organização de um Campeonato do Mundo, uma Copa Mundial como se diz aqui pelas terras da América do Sul, totalmente só, pois o País teria muito a ganhar e os investimentos seriam agora mínimos, face ás condições já criadas.
Depois vi com interesse as declarações derrotistas do atual Presidente da Republica, pessoa insuspeita, mas que nestas questões de arriscar é, sempre foi, um temerário, e fiquei perplexo, uma vez que acho de uma perfeita cretinice vir agora, que os maiores investimentos estão já feitos, falar de outras prioridades.
Portugal deve sim apostar, num Mundial, que pode ser uma alavanca econômica em 2018, ano em que a Nação já não vai ter quase apoios nenhuns em termos de Comunidade Econômica Européia, e necessita de impulsos econômicos sazonais para ir potenciando o seu desenvolvimento e asua economia.
Com o devido respeito, por uma pessoa, com a qual até indiretamente trabalhei, na direção de várias campanhas eleitorais por sinal todas vitoriosas, nos saudosos anos 80, e inicio dos anos 90, mas tenho que discordar profundamente do Professor Cavaco Silva, como alias de um modo democraticamente frontal já fiz noutras ocasiões.
Portugal tem que ter uma visão de futuro, de conquista, de agarrar as oportunidades que vão surgindo, e sem duvida esta é uma grande oportunidade de crescimento e de apoio ao comercio, á industria, ao turismo, ao sector hoteleiro, no fundo a todo o País que pode durante um mês reverter toda uma situação de estagnação econômica que por certo se vai verificar nessa época.
É mais uma oportunidade de afirmar Portugal no Mundo, e só uma mente algo retrogada, tipo “velho do Restelo, pode desafiar essa maravilhosa oportunidade, essa possibilidade que qualquer nação almejaria.
Não esqueçam que Portugal tem uma grande e larga vantagem, embora seja um minúsculo País em termos de área, tem futebolistas de nomeada, uma grande paixão pelo futebol, reconhecida mundialmente, e além disso, a Espanha já organizou um Campeonato do Mundo em 1982, por sinal de muito boa memória para mim pessoalmente.
A Europa tem a oportunidade de ter um Campeonato juntinho ao Atlântico, e Portugal pode ser o grande anfitrião.
Sinceramente acredito que Portugal tem todas as condições para vencer este desafio!

‘João Massapina’

Sem comentários: