terça-feira, 1 de abril de 2008

TERCEIRA TRAVESSIA

CDS-PP apela a António Costa para chumbar Chelas-Barreiro
O CDS-PP considerou, este sábado, «inadmissível» o impacto visual em Lisboa da construção da Ponte Chelas-Barreiro. Os democratas-cristãos apelaram a António Costa para que chumbe a terceira travessia, caso a opção escolhida seja essa ligação.

O CDS-PP revelou-se, este sábado, chocado com as imagens que viu última edição do jornal Sol, que mostram uma vista do Castelo de S. Jorge com a Ponte Chelas-Barreiro no fundo, alterando por completo o bilhete-postal de Lisboa.

«É inadmissível que se faça essa cicatriz na imagem da cidade», disse o deputado António Carlos Monteiro, acrescentando que «Lisboa é uma cidade onde o turismo é fundamental».

O deputado do CDS-PP lançou um apelo ao presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, no sentido de chumbar uma terceira travessia sobre o Tejo, caso a opção escolhida seja a ligação Chelas-Barreiro.

Apesar do impacto negativo para a paisagem, o presidente da distrital de Lisboa do CDS-PP fez saber que prefere o corredor Beato-Montijo, por questões ambientais.

A polémica segue quando o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) se prepara para entregar ao Governo, durante a próxima semana, um estudo comparativo entre as duas alternativas para a terceira travessia sobre o rio Tejo.

Esta toma de posição do CDS/PP é muito curiosa:

A Distrital de Setúbal deste mesmo partido, á poucos dias, congratulou-se com a atribuição da terceira travessia do Tejo, para a opção Chelas-Barreiro, e até aproveitou para se juntar ao foguetório dos festejos políticos e sociais da margem Sul..

Agora um deputado, vem dizer o contrário, baseado apenas, segundo se pode ler na noticia, acima divulgada, com o impacto visual na cidade.

Pergunta-se:

Será que este senhor deputado, Democrata Cristão, que se esta a revelar um tão grande paisagista, já observou por exemplo o impacto visual e econômico do “mamarracho” a que chamam de nova catedral construída em Fátima?

Será que este senhor deputado já conseguiu ver o impacto visual das outras alternativas para a terceira travessia do Tejo?

Construir uma ponte, não é o mesmo que brincar ao homem invisível!

Será que este senhor deputado, ou alguém no partido que representa, tem também alguns interesses, na outra forte opção rival, á opção até agora indicada como a preferencial?
Basear uma decisão num simples impacto visual é incrível, pois se assim fosse nada seria construído no Mundo, para não afetar a natureza e a imagem disto ou daquilo.

O Mosteiro do Jeronimos já se queixou do caixote que tem ao lado?

Que se saiba não.

A Torre de Belém?

Tão pouco, e tem o mesmo caixote ali á mão..

O Cristo Rei em Almada, gostou tanto do impacto da Ponte sem nome, dita de Salazar, e 25 de Abril, que acabou por ali abrir os braços a Lisboa.

O Centro Comercial das Amoreiras, por alguns, considerado, um imenso WC, será que vai ser agora derrubado?

Pois olhe que o saudoso Engº Abecasis, por acaso, á época responsável pela cidade, e do partido que este senhor hoje representa, não fez coisa alguma para impedir?

Afinal de contas estamos a falar de simples estética, ou de um bem comum para a comunidade, salvaguardando todas as condições ambientais, econômicas e de resolução efetiva dos problemas, e decidido após estudos e mais estudos de impacto, disto e daquilo.

Será que por nada mais ter para dizer, este senhor, que até passou pela Câmara Municipal de Lisboa, vem agora falar de estética. Que se saiba a sua especialidade é mesmo estacionamento automóvel, e ai foi bom para ‘cassete’ a organizar uma autentica caça á moeda em Lisboa, com parques e parquinhos, paquímetros e paquímetros, e EMEL’s em cada esquina na caça á multa, se bem que o caus tenha continuado no estacionamento.

Falemos de coisas concretas, e não de simples bilhetes postais...

Entretanto seria bom que o CDS/PP; fala-se a uma só voz, para nós conseguirmos entender se quem pensa em Setúbal, são as gentes de Setúbal, ou se não passam de “bonequinhos de corda” comandados, pelo Largo do Caldas!

Afinal de contas existe um CDS/PP, ou vários rapazitos, enfarpeladinhos, e muito ‘pinadinhos’ a lançar umas graçolas, tentando imitar o líder do ‘Jaguar’?...

Sem comentários: