terça-feira, 8 de abril de 2008

RESVERATROL

“Uma nova fonte da juventude – Substancia encontrada nas uvas adia envelhecimento, dá quase 30% mais tempo de vida e evita doenças, como Câncer, Alzheimer e Parkinson”

Nem incolor nem insípido. Muito menos inodoro. O liquido que corre na fonte da juventude tem cor, cheiro e sabor de uva. Conforme cientistas, a resveratrol encontrada nessas frutas é capaz de adiar doenças ainda sem cura, como câncer, mal de Parkinson e mal de Alzheimer. Por enquanto, nem adianta sair comendo todos os cachos de uva que houver nessa vida. Cientistas contam que a substancia somente faz efeito em miúdos: o que se consome de resveratrol em um cacho de uvas é ínfimo! A quantidade diária de substancia seria encontrada, por exemplo, em 90 garrafas de vinho. E coma alcoólico não combina com eterna juventude.
O grupo de pesquisadores liderados pelo cientista americano David Sinclair publicou na Nature um artigo demonstrando que o resveratrol em uma dose de 22 mg/kg/dia aumenta significativamente o tempo de vida de camundungos em laboratório.
O neurocientista Alessandro Cellerino, da Scuola Normale Superior de Pisa, (Itália), relatou na revista Current Biology, que o Resveratrol “prolonga a vida e retarda a aparência de características de idade, em um vertebrado de vida-curta.
Ele testou doses diferentes de Resveratrol em 157 peixes. Os peixes que receberam a dose média da combinação viverm 27 por cento mais.
Pesquisadores brasileiros já comprovaram que pelo menos dois componentes presentes na uva são importantes auxiliares no combate ao processo de envelhecimento precoce, além, de serem grandes ‘armas’ para prevenir o aparecimento de doenças como o câncer e as cardiovasculares. Especialistas ainda dizem que o processo de envelhecimento nas pessoas pode ocorrer de maneira mais tardia, e com saúde, se atitudes como boa alimentação, cuidados com a saúde física e mental e até com a exposição ao sol forem adotados ainda quando criança.
Na pesquisa desenvolvida no Rio Grande do Sul foi identificada, entre outros benefícios, a atividade anti-oxidante e antimutagênica presente em sucos de uva ranço e tinto, industrializados ou convencionais, sendo que neste último, a ação é bem mais eficaz por se tratar da fruta retirada diretamente da natureza. Os pesquisadores explicam que componentes identificados como antioxidantes inibem o aparecimento dos radicais livres, que são moléculas que atacam as células saudáveis trazendo os efeitos do envelhecimento ou doença.
“Em nossa pesquisa mostramos uma importante atividade antioxidante in vitro, através de metodologias nas quais avaliamos a capacidade dos sucos de uva em inibir a geração ou ação de radicais livres. O suco de uva ainda apresentou a capacidade de diminuir a peroxidaçao lipidica, uma ação dos radicais livres causadores de algumas patologias cardiológicas” afirmou a biomédica da Universidade de Caxias do Sul, Caroline Dani.
A pesquisadora já está desenvolvendo a sua tese de doutorado sobre os efeitos da uva no organismo que nesta fase da pesquisa já está realizando testes em ratos com a inserção de suco de uva na dieta alimentar dos animais. Ela disse ainda que nesta etapa foi constatada, entre outros benefícios, a ação dos componentes da uva até no processo de envelhecimento.
“A ingestão do soco de uva pelos ratos também apresentou a capacidade de modular enzimas antioxidantes (ca-talase e superóxido dismutase) e o mais importante reduzir o ratio entre elas, o que está diretamente ligado a uma redução na ação dos radicais livres, os quais estao envolvidos em vários processos patológicos ou não, entre eles o envelhecimento”, explicou.
Segundo alguns estudos internacionais, a ingestão de aproximadamente 125 a 480 ml por dia de suco de uva tinto convencional, principalmente provindo da variedade Vitis vinifera, foi capaz de aumentar a atividade antioxidante em quem o adotou dentro da sua dieta”, disse. Ela afirmou ainda que foi constatada a inibição de processos tumorais, através da redução de danos oxidativos ao DNA, além de ser um inibidor da oxidaço da LDL (mau colesterol).
Danos ao DNA
A pesquisadora do Rio Grande do Sul, Caroline Dani, afirmou que os radicais livres são capazes de danificar o DNA celular, gerando instabilidade genômica, o que é uma possibilidade de geração de tumores.
Embora a sua pesquisa não avalie diretamente a ação anticancerigena do suco da uva, a biomédica revelou que, nos estudos, eles constatam que a ingestão de suco de uva é capaz de reduzir danos ao DNA, molécula que se danifica, poderá gerar o cancer.
“Como grande parte das doenças do homem, as neoplasias são decorrência de interações entre fatores genéticos e ambientais. Várias evidências mostram que os radicais livres participam do processo de iniciação, promoção e/ou progressão tumoral”, explicou.

‘Diovanne Filho e Jãmarrí Nogueira’

Sem comentários: