sexta-feira, 4 de abril de 2008

HISTÓRIAS DA RELIGIÃO - POR QUE A TERRA DE ISRAEL PERTENCE AOS JUDEUS?

Os judeus no tinham nome para a sua terra. Geralmente se chamava de ERETZ (terra em Hebraico), Eretz Israel, Israel (nome do patriarca Jacó) ou Cana’na (Canaã também é o nome de um personagem bíblico, filho de Can, neto de Noé, ao qual se atribui a origem dos cananeus). O nome Palestina, uma derivação de FILISTINA (terra do litoral onde habita a tribo dos Filisteus só tomou fama quando da dominação romana).

A LIGAÇAO COM A TERRA

Não é possível a um gentio (qualquer não judeu) apreciar plenamente o sentimento do judeu para com a sua terra. A terra prometida e a salvação estão embrionariamente ligadas na mentalidade judaica. Este laço tem mais de 3.700 anos. Foi uma promessa dada por Deus ao patriarca Abraão e seus descendentes.
Logo após o período de escravidão no Egipto, os judeus foram levados por Moisés deserto adentro até as bordas de Canaã. Uma terra fértil cujo solo produzia uva em abundancia, aonde mel e leite não faltavam. Coube a Josué liderar o povo na conquista daquela terra, pois o líder Moisés morreu ás portas.

A PRIMEIRA MONARQUIA CONSTITUCIONAL

Após um período sendo governado pelos Juizes, o povo de Israel estabeleceu a monarquia, embora a Bíblia nos relate que aquele ainda não era o tempo apropriado.
Seu primeiro rei foi Saul, homem de proeminente porte físico, conhecido por sua liderança forte nas guerras. Sucedeu-o o Daví, um jovem de compleição física fraca, mas de tremenda força interior. Após Davi, seu filho Salomão, do casamento com Bate-Seba (ou Betsebá, significa em ambos os casos “filha de Seba”) reinou sobre Israel. Nessa época a terra alcançou o seu apogeu em paz e extensão territorial.
Morto Salomão, seus filhos não conseguiram manter a unidade da nação e aquela se dividiu entre Israel do Norte, capital Samaria, e Israel do Sul, capital Jerusalém. Embora houvesse pouco conflito entre si, a nação se enfraquecera, permitindo a constante invasão do inimigo vizinho.

OS CATIVEIROS

Logo as 10 tribos do Norte foram levadas cativas e mescladas a povos gentios. Ainda hoje os judeus buscam saber quem são os herdeiros das dez tribos perdidas. As duas tribos do Sul, Judá e Benjamim, só foram conquistadas mais tarde, por volta do ano %/& d.c. pelos Caldeus (Babilônios) hoje Iraquianos. Este cativeiro das tribos sulistas foi diferente, pois houve a mistura de raças. O povo levado â Babilônia voltou por seus filhos legítimos 70 anos depois.

A RECONSTRUÇÃO

Foi sob a liderança de Estras e Neremias que Jerusalém, a capital da tribo de Judá, origem do nome Judeu, teve inicio a reconstrução espiritual e física. A reconquista do território histórico só se deu durante a guerra dos macabeus. Sob o governo de Alexandre Janeu (102-72 a.c.), Israel voltou a ocupar o máximo da sua extensão territorial.

POR QUE A TERRA PERTENCE AOS JUDEUS?

Quero elencar aqui algumas razoes históricas. Não estarei me apegando a razoes de cunho bíblico espiritual pois para muitos, este argumento carece de uma base cientifica. Falemos portanto do que já é fato cientificamente comprovado:

Razão nº 1 – A pá da arqueologia já descobriu que a terra onde hoje habita o povo israelita é realmente a terra descrita na Bíblia como sendo a terra dos patriarcas – Abrão, Isaque e Jacó. Daí que tem razão o povo judeu que espalhado por todo o mundo sempre termina as suas orações afirmando: Ano que vêm em Jerusalém!

Razão nº 2 – Desde que os judeus foram dominados pelos romanos nenhuma nação ali se estabeleceu com “animus dominis” (intenção de ficar soberanamente) o que perante o direito internacional justificaria a sua posse e futuro usucapião. Somente os judeus quando voltavam é que estabeleciam casas e fazendas.

Razão nº 3 – O Estado de Israel foi criado pelas Nações Unidas e por ela reconhecido em 1947. atualmente é um estado soberano, democrático e moderno, ao contrario dos Palestinos.

Razão nº 4 – A terra atual foi comprada por judeus dos árabes a peso de ouro. Dizem os; registros histórico cartoriais que; se chegou a pagar sete vezes mais o preço do metro quadrado no inicio do século XX.

Razão nº 5 – Os árabes controlam 99% do Oriente Médio. Israel só 1%.

Razão nº 6 – A segurança do estado judeu só existe se este for soberano nas suas fronteiras.

‘João Pereira Gomes Filho’

Sem comentários: