sexta-feira, 25 de abril de 2008

SÓ UM BOCADINHO, POR FAVOR, QUE; O SOCRATES QUER VOLTAR JÁ…

Só um bocadinho de intervalo, por favor; na política reformista, e de aperto do cinto dos portugueses. Este é o lema de José Sócrates; uns meses de tréguas, para tentar que os portugueses entendam isso como um fim dos ataques ás suas liberdades e garantias. Um fim que na realidade não o é, mas sim um intervalo para assegurar a manutenção do eleitorado que permite sonhar com uma nova maioria, para mais 4 anos do mesmo que tivemos até hoje, com este governo socialista, mascarado de liberal.
A imagem disto mesmo, é; o constante anuncio de obras programadas; a paz negociada com a justiça, com os professores, com os médicos, com os enfermeiros, com as forças de segurança, e outros setores mais críticos e eleitoralmente determinantes da sociedade.
Assim; até as eleições de 2009, o Governo vai hibernar numa política de não agressão, de muita paz, concórdia e amor. A chamada política do cinismo temporizado, tão bem utilizada por Cavaco antes de 1991, e depois abandonada para a corrida de 1995, que deixou o país então entregue á “picareta falante” com os resultados pantanosos de todos muito bem conhecidos, e que até hoje ainda nos deixam as narinas cheias de intenso odor de acido sulfúrico.
O maior partido da oposição, o PPD/PSD, desde que perdeu Cavaco, como líder, nunca mais voltou a ter o carisma necessário para arrastar as multidões, e a vitória de Sócrates ficou a dever-se mais á derrota do folclórico Santana, que á verdadeira proposta credível de Sócrates para com os portugueses.
Mais de uma dúzia de anos se passaram, e aquilo a que assistimos no interior do maior partido da oposição, na era pós Cavaco, tem sido uma constante mutação de lideres, cada um com piores características governativas, que o anterior, mas vestindo todos eles a toga de líderes temporários.
Agora, projeta-se o surgimento desde já de uma líder; Manuela Ferreira Leite, e se bem que eu pessoalmente considere que as suas passagens tanto pela área da Educação como pelas Finanças foram assim como que; pouco mais que amorfas, sendo que a senhora, de realmente positivo tem o sentido da teimosia ns suas idéias fixas, isto pode trazer realmente algo de novo á política nacional, uma vez que as diferenças entre ela e Sócrates pouco mais são que o uso de calças por um e de saias por outro.
Esta similitude de oportunidades e teimosias pode refletir-se no eleitorado, na hora da decisão de escolher entre um, ou outro, independentemente das cores políticas, rosa e laranja de cada um.
Os portugueses; face á situação que atualmente vivem no dia a dia, cada vez menos olham para as cores do cartaz da propaganda, e sim para o conteúdo daquilo que pode representar votar na Maria ou no José.
Por outro lado; não nos podemos esquecer que: o eleitorado raramente gosta de tradicionalismos, e adora novidades, portanto, não seria de estranhar muito se com uma simples pré-campanha de lançamento de intenso charme e simpatia, aliada a companheiros de jornada que transmitam confiança ao eleitorado. A senhora Dona Manuela, pode mesmo não nos surpreenda a todos com um resultado bem acima das suas potencialidades e perspectivas atuais, tornando-se assim na primeira, primeira-ministra que chega ao governo por via de eleições, e não por simples nomeação do Presidente, como aconteceu com Maria de Lurdes Pintassilgo..
Quem sabe se; o apagar momentâneo, e estratégico da chama reformista de Sócrates, não pode assim trazer, mais intranqüilidade política ao Partido Socialista, do que a inicialmente esperada. E abrir espaço para o surgimento de um novo projeto de ruptura, capaz de galvanizar os muitos descontentes com as políticas atuais, que decidam arriscar numa mudança na continuidade descontinua de um PPD/PSD que se; arrisca ao não aproveitar esta oportunidade de; conseguir transmitir mais uma vez credibilidade e confiança, a dessa forma se ver montando cada vez mais no ‘alazão’ de partido simplesmente com vocação para não governar, mas para fazer eternamente de cabeça de oposição.
Veremos o que o futuro próximo nos reserva, mas; como observador isento e externo prevejo que se bem aconselhada e acompanhada, a Dona Manuela, pode vir a ser um osso muito duro de roer durante os momentos de intervalo governativo de Sócrates... chegando ao ponto de poder transformar esse bocadinho de espera numa eternidade...

‘João Massapina’

Sem comentários: