quinta-feira, 11 de outubro de 2007

LIBERDADES SOCIALISTAS? DO TEMPO DO BOTAS...


Rodrigues dos Santos fala em «imoralidade»

Continua o clima tenso na RTP, com trocas de acusações entre a administração da empresa e o apresentador José Rodrigues dos Santos, que desmente a notícia avançada na terça-feira de que tinha sido suspenso.

«Se vier a ser despedido por ter dito a verdade é injusto e mostra o ponto ao que a imoralidade chegou», disse ao Diário de Notícias, desmentindo a informção da sua dispensa: «Não estou a apresentar o Telejornal porque não é a minha semana».

Segundo o jornal Público, o actual pivô arrisca um processo disciplinar que, a confirmar-se, elevaria para 12 o número de processos desta natureza instaurados pelo conselho de administração (CA) da RTP só este ano. «Vamos iniciar, para já, um esclarecimento rigoroso sobre o que foi dito por José Rodrigues dos Santos a todos os órgãos de comunicação, porque há versões contraditórias nas suas diversas declarações», disse ao jornal o administrador Luís Marques, que aproveitou para informar que o jornalista continua nas suas funções normais.

Entretanto, Rodrigues dos Santos também aproveitou para refutar a acusação de pedido de tratamento especial. «Não percebo porque é que falam em histórias de remunerações e de horários porque não é isso que está em causa. A independência da RTP é que está em causa desde o princípio», frisou, acrescentando: «A minha desmotivação tem a ver com o facto de o CA ter interferido numa competência da direcção de informação e esse acto ter resultado impune. O que o CA está a fazer revela tudo sobre o que o CA é realmente. E nada revela sobre mim», vincou, dizendo ainda ao DN que a única coisa que pediu foi «para não estar sem fazer nada». «Isto é uma tentativa mesquinha de confundir a situação».

Almerindo Marques reage

Confrontado com o facto de Rodrigues dos Santos ter reiterado as acusações de ingerência nas decisões editoriais, o presidente da RTP, Almerindo Marques, acusa o pivô de ter «um défice de personalidade e carácter», noticia o Diário de Notícias.

Luís Marques, por seu lado, terá dito ao conselho de redacção que a posição do jornalista encerra uma «grave quebra de solidariedade entre um dos principais quadros da empresa e a administração».

Comentário:
A form arrogante como o governo Socrates está a tentar levar a cabo as suas tão propagandeadas reformas estruturias do País, faz lenbrar bem mais os tempos, sem Reformas, mas com Reformados, de Antonio Oliveira Salazar e do seu pupilo Marcelo Caetano.
Todos os dias se encontram atrocidades por parte deste (Des)Governo, ora são as SCUT, ora é o Sistem Judicial, ora, é a Economia, ora é o sector produtivo, ora é o ataque descrdo ao SNS, e agora para culminar a Comunicação Social, com o mais descarado ataque á liberdade de informação no canal estatal, que é sustentado em larga medida pelos impostos pagos por todos nós.
O braço de ferro entre a Administração, tele-comandada pelo Governo e o Jornalista José Rodrgues dos Santos, vai obviamente ter o fim de que todos estamos á espera, no entanto quando a corda partir do lado de José Rodrigues dos Santos, nada ficará igual.
E talvez sej bem melhor assim, pois deixmos de ter a mentira e hipocrisia, estampadas nas noticis diárias, e passamos a saber que tudo o que for aprresentado nos blocos informativos vem com a chancela de qualidade do governo, ou seja a RTP passa a ser a voz do dono.
Ai Portugal! Portugal, para onde caminhas tu...
João Massapina

Sem comentários: