sábado, 6 de outubro de 2007

MORRE WALTER KEMPOWSKI, AUTOR DE "DIÁRIO COLETIVO" DA GUERRA


BERLIM, 5 OUT (ANSA) - O escritor alemão Walter Kempowski, considerado um dos mais importantes nomes da literatura contemporânea no país, morreu na madrugada de hoje aos 78 anos por conseqüência de um câncer.
Kempowski foi consagrado principalmente por sua obra "Das Echolot" ("O Sonar", em tradução livre), cujo subtítulo "um diário coletivo" remete à forma criativa como o autor descreveu o espírito da época da Segunda Guerra Mundial. Organizado em diversos volumes, Kempowski montou "Das Echolot" a partir de trechos de diário, cartas, recortes de jornal e outros materiais e diferentes origens.
Nascido em Rostock, no nordeste da Alemanha, em 29 de abril de 1929, Kempowski foi reconhecido pela primeira vez com o romance autobiográfico "Tadellöser und Wolf" ("Impecável e Lobo", em tradução livre), no qual descreve sua juventude na Alemanha nazista do ponto de vista de uma abastada família burguesa.
Em 1956, Kempowski deixa a prisão de Bautzen, na ex-Alemanha Ocidental, onde foi mantido por oito anos acusado de espionagem pelos Estados Unidos, se muda para a Alemanha oriental e começa a dar aulas em uma pequena cidade próxima a Hamburgo. Em 1993 o escritor publica o primeiro volume de "Das Echolot".
Nas palavras da chanceler alemã Angela Merkel, Kempowski foi "um dos mais eminentes cronistas e escritores de língua alemã".(ANSA)
05/10/2007

Sem comentários: