quinta-feira, 4 de outubro de 2007

ASAE chumba 48 cantinas hospitalares


A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) divulgou ontem que falta de higiene, livro de reclamações e congelação indevida foram alguns dos pontos responsáveis pela aplicação de multas a 48 dos 75 bares, cantinas e refeitórios pertencentes a hospitais fiscalizados. A falta de higiene fechou três cozinhas hospitalares e um bar. Brigadas da ASAE ditaram também o encerramento de um supermercado em Lisboa e outro na Amadora, soube o CM.

As situações mais complicadas encontradas foram nas cozinhas dos Hospital de Santa Maria – o maior do País – e do Hospital Dona Estefânia. A degradação das instalações impossibilitou – ao contrário da cantina do Hospital de Santo André, em Leiria, que voltou ontem a servir refeições – a sua rápida abertura. Segundo apurou o CM, nos hospitais lisboetas as instalações há muito que precisavam de obras. Nomeadamente havia caliça (fragmentos de parede) e o chão estava muito velho. Uma realidade que o gabinete de comunicação do Hospital Dona Estefânia não quis esclarecer. Em comunicado previu que a cozinha reabrirá até sexta-feira. Sem data conhecida para reabrir permanece a cozinha do Hospital de Santa Maria. As refeições nesses hospitais são agora confeccionadas por empresas externas.

Numa outra acção de fiscalização, brigadas da ASAE inspeccionaram supermercados, tendo sido encerrado um Pingo Doce, na Amadora, e um Modelo, em Lisboa. Fonte do grupo Sonae confirmou o fecho do Modelo Bonjour na Rua Almirante Barroso, em Lisboa, para acção de limpeza a 26 e reabriu no dia seguinte.

MAIS ACÇÕES

FALTA DE LICENÇA

O vereador das Actividades Económicas da Câmara do Porto, Manuel Sampaio Pimentel, admite que há processos de licenciamento de estabelecimentos comerciais pendentes “por responsabilidade da autarquia”.

PORTO E ASAE REÚNEM

A Câmara do Porto reuniu com elementos da ASAE sobre as licenças pendentes para centrar esforços em fiscalizações por falta de licença junto de proprietários que nunca as requereram.

LISTA NEGRA

O presidente da ASAE, António Nunes, defende a elaboração e posterior publicitação de uma “lista negra” dos comerciantes mais incumpridores da lei, com o objectivo de evidenciar os que respeitam as normas.

João Saramago - CM

Comentário:
Desde á muitos anos que são conhecidas as deficiencias neste Sector. Mais vale tarde que nunca, mas estranho que tenha sido somente agora, que as questões tenham sido levantadas e com tanta frontalidade. No caso concreto do Hospital de S. José em Lisboa, existem inumeros relatório, por parte dos Médicos Veterinários, Dr. Eurico Esteves e Drª Rosa Pinheiro, que apontavam nos anos 90 para graves problemas a diversos niveis, no entanto e muito embora fossem efectuadas obras na tentativa de regularização das situações, a situação mantinha-se mais ou menos grave em termos negativos. E se pela parte de alguns Administradores Hospitalares responsáveis pelo Sector de Hoteleiros muito foi tentado, outros nada fizeram, e sobretudo alguns Conselhos de Administração resolveram fazer vista grossa sobre o assunto.
Já nessa altura, lamentávelmente; a saúde, não era vista como um bem mas mais como um fim economico, e como todos bem sabemos, no poupar é que esta o ganho!
João Massapina

Sem comentários: