segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Populismo pior do que Santana



Marcelo Rebelo de Sousa defendeu ontem que o “populismo de Luís Filipe Menezes é pior do que o de Santana Lopes” e criticou Manuela Ferreira Leite por não dizer em quem iria votar, ao contrário do que tinha prometido.


No seu habitual comentário na RTP, no programa ‘As escolhas de Marcelo’, o professor declarou que o novo líder do PSD “está na linha populista de Pedro Santana Lopes, mas é pior”. Marcelo Rebelo de Sousa que, note-se, apoiou Marques Mendes nas directas, explicou que há uma diferença da linha populista de Santana e Menezes. O primeiro “é um franco atirador e o segundo tem um bloco central de interesses com o PS”, defendeu.

Ainda segundo o comentador, “à partida Menezes tem as mãos atadas em relação a Sócrates”. E exemplificou: “O referendo europeu, os impostos e a regionalização.” Na sua opinião “vai ser difícil fazer clivagens nestes dossiês”, acrescentou.

Recuperando a tese de Pacheco Pereira, segundo a qual Menezes irá blindar o PSD, Marcelo afirmou que “mesmo com derrotas atrás de derrotas, vai ser difícil tirar Menezes do partido”. E disse mais: “Se Aguiar-Branco ou Rui Rio pensam que em 2009 vai ser fácil, enganam-se.”

Em relação ao futuro de Marques Mendes, o comentador político acredita que vai ser longe da política. “Vai deixar a vida partidária”, disse. Para ditar esta derrota, Marcelo apontou várias razões : a ausência de uma declaração de apoio de Manuela Ferreira Leite; o desastre das eleições para a Câmara de Lisboa, o facto de Marques Mendes não ter afrontado a herança de Santana Lopes; nunca ter feito autocrítica; e ainda porque os barões do PSD não apareceram em sua defesa. Para o professor, Mendes estava sozinho, sobretudo por não ter o apoio de Manuela Ferreira Leite. “Ela disse que dizia em quem ia votar, mas acabou por não o fazer, tirou o tapete a Mendes e deu a Menezes.” Segundo Marcelo, a campanha para as directas “não podia ter corrido pior”. “Perdeu-se o debate político”, defendeu.

"DESFASADAS DA REALIDADE"

O líder da Distrital do PSD Porto, Agostinho Branquinho, considerou ontem que as declarações de Mário Soares sobre a eleição de Luís Filipe Menezes “foram completamente despropositadas e vêm na linha do que têm sido as suas últimas aparições públicas: desfasadas da realidade”.

Em declarações ao CM, Agostinho Branquinho afirmou que Mário Soares “é um vulto da democracia, mas não tem sabido manter a sua posição em face do papel que teve na consolidação da democracia portuguesa”. O Líder do PSD do Porto, distrito onde Menezes teve a sua maior votação, reúne hoje a assembleia distrital para análise da situação política.
Janete Frazão

Sem comentários: