terça-feira, 9 de outubro de 2007

VAMOS AJUDAR A INTERPOL...


Apelo global inédito para caçar pedófilo

A interpol lançou um inédito apelo mundial para tentar identificar e localizar um pedófilo suspeito de abusar de mais de uma dezena de crianças. Todas as investigações realizadas até agora foram infrutíferas, razão pela qual a Interpol decidiu pedir a ajuda do público para tentar deter o homem antes que ele faça mais vítimas.

O suspeito, cuja identidade é desconhecida, aparece em cerca de 200 fotografias que há vários anos circulam insistentemente em sites pedófilos da internet. Nas imagens, o homem aparece envolvido em actos sexuais com 12 rapazes entre os 6 e os 12 anos, aparentemente de nacionalidade vietnamita e cambojana. Segundo a Interpol, as fotografias originais terão sido tiradas naqueles países asiáticos em 2002 e 2003 e em todas elas o rosto do pedófilo aparece digitalmente manipulado por forma a impossibilitar a sua identificação.

No entanto, peritos da polícia alemã conseguiram melhorar a imagem o suficiente para o rosto ser reconhecível e foram essas imagens que a Interpol colocou domingo à noite no seu site, juntamente com um inédito pedido de ajuda ao público.

As fotos mostram um indivíduo branco, de ar europeu, com cabelo escuro e entradas, aparentando ter entre cerca de 35 e 40 anos. Numa das fotografias, aparece de óculos.

Na sua página da internet, a Interpol alerta que se trata de um indivíduo que constitui “um perigo constante” para as crianças se continuar a monte e apela à colaboração do público, que pode deixar pistas no site da organização – só ontem, foram centenas a responder. “Estamos convencidos de que sem a ajuda do público este predador sexual continuará a violar e abusar sexualmente de menores”, afirmou ontem o director daquela organização policial, Robert Noble.

BECO SEM SAÍDA

Esta foi a primeira vez que a Interpol lançou um apelo mundial para tentar identificar um suspeito de pedofilia, e surge depois de todas as outras vias de investigação terem desembocado em becos sem saída. “Tentámos todos os meios possíveis para identificar o indivíduo e trazê-lo perante a Justiça”, afirmou Noble, adiantando que todos os inquéritos realizados localmente pelos 186 países-membros da organização foram infrutíferos. Agora, a única esperança é que alguém o reconheça.

PEDÓFILO ANÓNIMO PROCURADO

Nas mais de 200 imagens de abusos disponíveis na internet, o rosto do pedófilo foi digitalmente alterado para impedir a sua identificação. No entanto, peritos da polícia alemã conseguiram ‘limpar’ a imagem e obter fotos em que o rosto do pedófilo é facilmente reconhecível.

A Interpol espera agora, com a divulgação das imagens, que alguém, algures no Mundo, possa reconhecê-lo, levando a que seja finalmente detido. Enquanto continuar à solta, constitui um perigo para qualquer criança, garante a Interpol.

SAIBA MAIS

520 mil é o número de imagens de abuso sexual de menores contidas na base de dados da Interpol, envolvendo entre dez e vinte mil crianças.

600 vítimas de abuso sexual de 31 países foram salvas nos últimos anos graças a investigações coordenadas pela Interpol, que conta com a ajuda de um avançado sistema informático de busca.

CRIMES

A Interpol investiga quatro grandes campos de abusos de menores: exploração e tráfico, pedofilia, crimes violentos e distribuição de imagens pedófilas.

COOPERAÇÃO

A Interpol colabora com as polícias nacionais e coordena inquéritos envolvendo vários países.
Ricardo Ramos com agências

Sem comentários: