terça-feira, 20 de maio de 2008

UMA SONDAGEM VALE O QUE VALE, MAS VALE SEMPRE ALGUMA COISA

Sondagem: Preferências dos portugueses para o PSD
Ferreira Leite arrasa
Manuela Ferreira Leite é a melhor candidata para a liderança do PSD e a mais bem colocada para tentar derrotar José Sócrates nas legislativas de 2009. Esta é a conclusão de uma sondagem CM/Aximage realizada entre 7 e 9 deste mês. A antiga ministra das Finanças fica à frente nas preferências dos eleitores do PSD por larga margem, com 64,1%. Segue-se-lhe Santana Lopes, com 20%, e Pedro Passos Coelho, com 5,8%.
Patinha Antão e Neto da Silva ficam-se pelos residuais 1,6% e 0,1,%, respectivamente.
De realçar que nas directas do PSD, marcadas para 31 de Maio, votam apenas os militantes que tenham as quotas em dia e não, como é óbvio, os eleitores do PSD. Talvez por isso, e instada a comentar este resultado, Manuela Ferreira Leite afirme ao CM: 'O resultado que verdadeiramente me interessa é o do voto dos militantes, no dia 31 de Maio.'
Segundo a sondagem, a maioria dos portugueses (total da amostra) também acredita que Ferreira Leite é quem tem mais hipóteses de vencer as legislativas entre os cinco candidatos: 52,5% dos inquiridos apontam o seu nome. Com uma diferença de 29 pontos percentuais está Santana Lopes. Passos Coelho, que tem sido apontado dentro do PSD como um candidato que mobiliza muitos apoios, fica-se pelos 7,8%. Recorde-se que o ex-líder da JSD nunca teve funções em governos. A sua candidatura não comenta esta sondagem.
Quanto ao melhor candidato para liderar o PSD, a antiga ministra leva vantagem, com 40,8%, contra 13,2% de Santana Lopes. Mais uma vez é uma escolha entre eleitores do PSD, com uma nuance: as sugestões de nomes são dos inquiridos. Neste quadro, não é de estranhar que surjam figuras fora da lista de candidaturas, como Alberto João Jardim, com 7,5%. Coelho só alcança 3%, e até o Presidente da República recebe um ponto percentual entre os eleitores do seu partido.
CONFIANÇA EM JOSÉ SÓCRATES
Três anos depois das eleições legislativas, a confiança dos portugueses no primeiro-ministro continua em alta. Esta é, em rigor técnico, a conclusão que se tira da sondagem publicada ontem pelo CM. De resto, o facto de 45% dos inquiridos terem declarado que José Sócrates merece a sua confiança significa que o primeiro- -ministro vale mais do q ue o PS, que obteve 36,6% das intenções de voto na sondagem.
À LUPA
LUÍS FILIPE MENEZES
O presidente da Câmara de Gaia, Luís Filipe Menezes, assegurou ontem que será novamente candidato ao cargo nas eleições autárquicas de 2009.
SANTANA LOPES
O porta-voz da candidatura de Pedro Santana Lopes à liderança do PSD, Luís Montenegro, acusou ontem Passos Coelho de ter deixado 'cair a máscara' e sufragado o 'golpe constitucional' do ex-Chefe de Estado, Jorge Sampaio, depois de o candidato ter dito que preferia não ter a experiência governativa de Santana.
PEDRO PASSOS COELHO
O candidato discordou ontem, na RTP, de Ferreira Leite, dizendo que 'não é só possível reduzir impostos como é obrigatório'.
SONDAGEM: PRESIDÊNCIA DO PSD
Manuela Ferreira Leite garante larga vantagem entre os eleitores do PSD para as eleições internas, sendo a mais bem colocada para derrotar Sócrates.
Quem tem mais hipóteses de vencer eleições a Sócrates? (Apenas eleitores do PSD)
Manuela Ferreira Leite: 64,1%
Santana Lopes: 20%
Pedro Passos Coelho: 5,8%
Mário Patinha Antão: 1,6%
António Neto da Silva: 0,1%
Outro nome: 0,3%
Indiferente: 1,5%
Sem opinião: 6,6%
Quem é o melhor candidato? (Nesta pergunta não foi sugerido qualquer nome - Eleitores do PSD)
Manuela Ferreira Leite: 40,8%
Santana Lopes: 13,2%
Alberto João Jardim: 7,5%
Luís Filipe Menezes: 4,5%
Pedro Passos Coelho: 3%
Marcelo Rebelo de Sousa: 2,5%
Cavaco Silva: 1%
Outro nome: 4,1%
Sem opinião: 23,4%
Nota: Nesta sub-amostra a chamada 'margem de erro' máxima tem o valor de 8,1%
FICHA TÉCNICA DA SONDAGEM
OBJECTIVO: Candidato à presidência do PSD.
UNIVERSO: Indivíduos inscritos nos cadernos eleitorais em Portugal com telefone fixo no lar ou possuidor de telemóvel
AMOSTRA: Aleatória e estratificada (região, habitat, sexo, idade, escolaridade, actividade e voto legislativo); e representativa do universo e foi extraída de um subuniverso obtido de forma idêntica. A amostra teve 601 entrevistas efectivas, 332 a mulheres. A proporcionalidade pelas variáveis de estratificação é obtida após reequilíbrio amostral
TÉCNICA: Entrevista telefónica por CATI (Computer Assisted Telephonic Interview)
TRABALHO DE CAMPO: Decorreu entre os dias 5 e 9 de Maio de 2008
ERRO PROBALIBÍSTICO: Para o total de uma amostra aleatória simples com 601 entrevistas, o desvio-padrão máximo de uma proporção é 0,020 (ou seja, uma 'margem de erro' - a 95% - de 4,00%)
TAXA DE RESPOSTA: 70,1%
RESPONSABILIDADE DO ESTUDO: Aximage Comunicação e Imagem Lda, sob a direcção técnica de Jorge de Sá e João Queiroz

Cristina Rita / José Rodrigues



Comentário á sondagem do Correio da Manhã:

Uma sondagem vale o que vale, mas realmente vale sempre alguma coisa, e esta; logo de imediato dá um resultado mais do que claro de intenção de voto tanto no interior do PPD/PSD como no País em geral, em que a Drª Manuela Ferreira Leite venha a ser a nova líder do maior partido da oposição e candidata a Primeira Ministra de Portugal, nas próximas eleições legislativas.
Aproveitei para ler alguns comentários de quem vota para o País, que não para a decisão do PPD/PSD, e pude constatar que são praticamente unânimes em vários pontos decisivos, a vêr:
- Consideração que a Drª Manuela Ferreira Leite, e de todos os candidatos em presença aquela que tecnicamente se apresenta mais bem preparada para poder gerir os destinos de Portugal, devido á sua formação pessoal, profissional, e anterior experiência governativa tanto na área da Educação como nas Finanças.
- Pude verificar também que a memória dos Portugueses é curta, e, sobretudo; esta de tal forma formatada que chegam ao ponto de dizer os mais bárbaros disparates só pela simples razão de que não simpatizam com a figura, deste ou daquele candidato.
Pude ler entre outras barbaridades que a Drª Manuela Ferreira Leite é incompetente porque criou as propinas, juntamente com Paulo Portas deixou o País na miséria, deixou a Distrital de Lisboa na miséria. Chegam mesmo ao ponto de dizer que ela tem que devolver dinheiro, e não tem estratégia de governo.
Depois surge o contrario; aqueles que afirmam optar pela competência, pelo rigor, pela verdade, e pelo fim dos projetos fantasiosos que depois viram assombração.
Um dos comentários mais engraçados vem de um alegado eleitor do Partido Socialista que afirma que depois de já ter sido enganado, várias vezes; voltou a cair na mesma asneira no dia 20 de Fevereiro de 2005, ao votar Sócrates para Primeiro Ministro, embora reconheça que a alternativa era um desastre ainda maior, mas como a mascara deste 1º Ministro já caiu, e todos sabemos que é afinal um “LOBO” vestido de cordeiro, ele votara em qualquer candidato do PPD/PSD, pois pior do que Sócrates é difícil encontrar, muito embora, tenha plena convicção de que a Drª Manuela Ferreira Leite, pode criar uma boa equipa para atacar problemas estruturais na área da saúde, educação, corrupção, segurança, justiça, desemprego e economia no seu geral.
Resumindo, os eleitores estão sensibilizados para a necessidade de elegerem um político que lhes fale a verdade, mesmo que isso possa doer muito, mas que ao mesmo tempo apresente soluções para a resolução dos problemas mais imediatos, e no panorama atual do maior partido da oposição, essa solução chama-se Manuela Ferreira Leite.
Queira-se ou não, as sondagens valem o que valem, mas valem sempre alguma coisa, e está escrito nas estrelas que o próximo líder do PPD/PSD vai ser pela primeira vez uma mulher, de nome; Manuela Ferreira Leite.
Quanto ao futuro Primeiro Ministro, ainda é muito cedo para apresentar palpites, pois muito terá a oposição de apresentar e demonstrar em termos de capacidade para reverter a situação atual.

João Massapina – 2008-05-19

Sem comentários: