terça-feira, 20 de maio de 2008

SEXO OU FUTEBOL?

Portugueses preferem sexo a futebol, revela estudo europeu
Lisboa, 19 Mai (Lusa) - Quatro em cada cinco portugueses preferem praticar sexo a assistir a um jogo de futebol, o que torna os torcedores lusos os mais ativos da Europa, ao contrário dos espanhóis, que não abdicam do esporte das chuteiras.
O estudo realizado pelo Social Issues Research Centre (Centro de Pesquisa de Assuntos Sociais) em 17 países europeus, contudo, não estabelece a relação entre a qualidade do futebol praticado nos estádios lusos e os escassos 17% dos portugueses que trocam sexo por um jogo.
No extremo oposto da estatística estão os torcedores espanhóis, os sexualmente menos ativos da Europa sempre que a alternativa é assistir a um encontro de futebol, com 72% trocando uma noite de sexo pelos gols da sua equipe.
O sucesso de Cristiano Ronaldo e Luís Figo leva a 53% dos portugueses considerar os jogadores de futebol os seus maiores ídolos, valor apenas superado pela Bélgica e a Suécia (ambas com 61%), dois dos países com menos "estrelas".
O futebol "é uma religião" para 73% dos portugueses, o valor mais elevado do estudo, muito acima dos "ateus" holandeses (27%), mas para apenas 35% é "a coisa mais importante da vida", categoria liderada pelos belgas, com 70% vivendo para a modalidade.
Os portugueses são também os mais "chorões" do velho continente, com quatro em cada cinco torcedores admitindo que já chorou enquanto presenciava uma partida, em oposição aos contidos dinamarqueses (44%).

Em contrapartida, os lusos são os menos interessados na atividade diária do seu clube, com apenas 62% respondendo que acompanha as notícias ao longo do dia, contra 91% da média européia e 98% dos recordistas dinamarqueses.

Os portugueses são também os que menos associam futebol a "paixão e dedicação" (77%) e a "excitação e emoção” (62%), tendo apenas 78% admitido que gritou em público enquanto assistia a um jogo, enquanto a média continental chega a 95%.
Este distanciamento explica que apenas 43% tenha "abraçado ou beijado estranhos durante um jogo", contra 93% dos "afetuosos" alemães, e que apenas 27% "sonhe com futebol", bem longe dos "sonhadores" espanhóis (88%).
Para seis em cada dez espectadores nacionais os dias de futebol representam uma boa oportunidade para reunir a família, a média mais elevada entre os 17 países envolvidos no estudo, que em Portugal contou com a participação do departamento de sociologia da Universidade do Porto.

Sem comentários: